A escola de treino canino «Iron Dog Algarve», localizada em Quarteira, realiza, no dia 9 de abril, a «1.ª Prova TS/BH», durante a qual vários cães serão avaliados por Cláudia Miranda, juíza internacional e coordenadora nacional da modalidade de RCI/IPO, em duas vertentes: teste de sociabilidade e BH.
O teste de sociabilidade consiste num conjunto de exercícios que pretendem aferir o bom temperamento e carácter de um cão, bem como a sua capacidade para viver em sociedade. Esta prova de aptidão é reconhecida pelo Clube de Português de Canicultura, entidade máxima da canicultura em Portugal. Já o teste de BH (Begleithund) é um exame internacional onde se privilegia, acima de tudo, o controle do condutor sobre o seu cão, através da execução de um conjunto de exercícios de obediência bem como a sua sociabilização através de interações com pessoas e outros cães.
João Paulino, treinador de cães profissional certificado a nível europeu, e responsável pela escola, entende ser muito importante realizar este tipo de provas na região, para que haja cada vez mais uma cultura de treino canino. "Noutros países, faz parte da cultura os donos de cães pertencerem e frequentarem clubes de treino. Ir ao clube representa não só a oportunidade de treinar o seu animal, mas conviver com outras pessoas com os mesmos interesses, trocar experiências e organizar atividades paralelas”, relata o promotor do evento. “Em Portugal, muitas pessoas ainda pensam que apenas se recorre a uma escola canina para se resolverem problemas. Para nós é fundamental a prevenção e o treino para evitar exatamente o surgimento de problemas”, reforçou.
Esta 1ª Prova de BH simboliza um reconhecimento para os proprietários pelo esforço e dedicação no treino dos seus cães. “No fundo, pretendemos ajudar as pessoas a construírem cães simultaneamente obedientes, equilibrados e felizes. Sejam cães novos ou velhos, de raça ou não", acrescenta João Paulino.