Numa parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e o Círculo Regional do Algarve da APCEP – Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente, realiza-se, nos dias 7 e 8 de abril, no Auditório Municipal e no Convento de S. José, o Encontro Regional de Cultura e Educação Permanente «Saberes em Festa», com a participação ou apoio de mais de 40 entidades (autarquias, universidades, escolas, associações e ministérios).
Numa combinação equilibrada entre espaços de animação e sessões de comunicação e debate, com exposições, bancas de materiais e produtos de projetos, mostra-venda de artesanato, campanhas de prevenção, demonstrações de ofícios e Carrinha da Cidadania, este Encontro aposta na promoção da cultura e da educação para todos, em todas as idades e nos mais diversos quadrantes da sociedade. Os objetivos passam por dar visibilidade à rede informal de atores e agentes apostados na Cultura e na Educação Permanente, fortalecer as dinâmicas existentes e estimular novas iniciativas, lançar as bases de uma Rede Participada de Cultura e Educação Permanente no Algarve e favorecer a interlocução ativa com os órgãos de decisão locais e regionais.
A realização deste evento teve como base a constatação de que o dinamismo e o esforço da sociedade civil algarvia nem sempre é visível, reconhecido e valorizado e que existem inúmeras organizações e iniciativas que, de forma mais ou menos consciente e explícita, fomentam a vontade de saber mais e despertam a confiança para criar ou usufruir de obras culturais.