Em 2017, a Câmara Municipal de Loulé está a apostar fortemente numa vasta oferta formativa na área desportiva que vai ao encontro do seu «Compromisso com o Desporto». Assim, no dia 22 de abril, das 18h às 21h, tem lugar, em Loulé, uma formação creditada pelo IPDJ, de componente específica (futebol): «Ser Treinador no Campeonato Nacional - Métodos e Exigências».
A diferença competitiva presente nos campeonatos distritais e nacionais é evidente, quer pela qualidade superior dos jogadores que neles competem, quer igualmente pelos treinadores que dão o seu contributo na condução de treinos e jogos. Apesar desta mesma diferença, desde há uns tempos a esta parte, ter vindo a ser mitigada ao nível técnico e até dos jogadores que se apresentam nos clubes, ainda existem diferenças consideráveis entre competições. Neste sentido, surge a necessidade de perceber o que os distingue, porque são distintos na prática e perceber como se trabalha neste nível competitivo em contraste com a competição e treino nos campeonatos distritais de futebol. Diferenças estas quer ao nível de tempo e espaço de treino, métodos e análises e ainda no pensar de um modelo de jogo e de jogador.
Esta iniciativa destina-se a diretores e coordenadores técnicos futebol, treinadores de futebol profissionais/amadores, professores Educação Física e Desporto, estudantes de Ciências do Desporto e demais interessados. A presente ação será ministrada em contexto e sala de aula (teórica). O programa da formação será composto por três partes distintas: Observação e análise de treino e jogo; Processo de treino/Estrutura e conteúdo; Aplicação prática/Exercício de treino. A presença na formação, organizada pela Autarquia, em estreita parceria com a Sapienta, atribui 0,6 Créditos para a renovação da cédula de treinador.