Entre 5 e 12 de março, regressa a Maré de Contos a Tavira, com o objetivo de evidenciar a leitura, a escrita, a literatura e a ilustração como formas de expressão cultural e artísticas centradas na palavra. Um programa será alargado e diversificado, incluindo conferências e debates sobre estratégias de promoção da leitura; oficinas direcionadas para a escrita, a ilustração, o contar e o comunicar. A Maré arranca, no dia 5, pelas 15h, no Coreto, com o espetáculo interativo-musical «Flor da Amizade», um momento de encontro da palavra com a música.
Destaque ainda para a apresentação do «Catálogo de Contos Tradicionais Portugueses», no dia 6, pelas 18h, na Biblioteca Municipal, assim como para a presença de Isabel Alçada, que estará «À conversa com…» Adriana Nogueira, no dia 10. Durante este período, é possível visitar também, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a Feira do Livro infantojuvenil, bem como a exposição de Livros Miniatura da coleção de João Lizardo, patente até dia 3 de abril.
As atividades decorrem em vários espaços do concelho, nomeadamente, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, nas escolas, nas Juntas de Freguesia, nas Casas do Povo, nos lares e centros de dia. O objetivo consiste em ocupar espaços inusitados da cidade com as diversas expressões culturais e envolver a comunidade na valorização da literatura e da oralidade como meio de comunicação, enfatizando as possibilidades proporcionadas pela relação entre a leitura, a escrita, as histórias, o contar e o ouvir. A Maré de Contos é uma organização conjunta das associações locais com a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos e teve a sua primeira edição em 2007.