A Câmara Municipal de Castro Marim organiza, no dia 26 de Março, uma ação de limpeza na ecovia do litoral, entre a rotunda nascente de Altura e o Ribeiro do Álamo, para a qual apela à participação das associações do concelho e comunidade local. Esta ação de sensibilização coordenada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Algarve, Turismo de Portugal, Entidade Regional de Turismo do Algarve e Associação de Turismo do Algarve, tem a organização local das Câmaras Municipais dos Concelhos por onde passa a Ecovia do Litoral.
As Ecovias do Algarve, constituídas por um conjunto de infraestruturas cicláveis na região algarvia, são constituídas por quatro eixos principais, Ecovia do Litoral, Ecovia do Guadiana, Ecovia da Costa Vicentina e Ecovia do Interior. A Ecovia do Litoral é uma infraestrutura contínua, constituída por 12 segmentos, que percorre todo o litoral algarvio numa extensão de cerca de 214 quilómetros, desde o Cabo de S. Vicente - Sagres (km zero) - até Vila Real de Santo António (cais do ferry), por caminhos próximos do mar, que atravessam os 12 Concelhos do litoral meridional algarvio.
No Município de Castro Marim está implementado o 11.º segmento, que integra a Ecovia do Litoral, iniciando-se o mesmo na travessia do Ribeiro do Álamo e terminando na Praia do Cabeço, ligando, de ambos os extremos, ao concelho de Vila Real de Santo António, sendo esta ação de sensibilização ambiental organizada localmente pela Câmara Municipal de Castro Marim e com especial enfoque para o troço entre a rotunda nascente de Altura e o Ribeiro do Álamo.
Os principais objetivos desta ação, na qual se pretende envolver voluntários das associações e comunidades locais, são, para além da limpeza propriamente dita das Ecovias, a sensibilização para a problemática do abandono indiscriminado de resíduos, bem como a promoção e valorização das infraestruturas das Ecovias do Algarve, consideradas estratégicas para o desenvolvimento do turismo sustentável da região. No Município de Castro Marim, a jornada inicia-se no domingo, dia 26, pelas 10h, com ponto de encontro na Ecovia, na Avenida 24 de Junho, no cruzamento com a Rua D. Dinis, em Altura (troço que liga a Manta Rota).