Realiza-se a 18 de abril, das 9h30 às 15h, na Escola EB1 da Fonte Santa, em Quarteira, o Seminário «Planeamento de refeições vegetarianas para crianças em restauração coletiva», destinado a diretores de escola, professores, encarregados de educação, cozinheiros e pessoal auxiliar de cozinha, bem como aos alunos de toda a região do Algarve. O evento conta ainda com um showcooking e almoço vegetariano confecionado pela Chefe Susana Ferreira, em articulação com o Curso Profissional de Técnico de Restauração Cozinha-Pastelaria do Agrupamento Escolar Dr.ª Laura Ayres.
Na sessão de abertura será apresentado um minidocumentário sobre a temática. Segue-se uma intervenção de Elza Cunha, médica de família e membro do PAN Algarve, sobre «Somos o que comemos». O chefe de Divisão de Educação da Câmara de Loulé, António Martins, vai falar sobre a «Relevância da alimentação vegetariana no contexto da educação alimentar», seguindo-se a apresentação de Miguel Freitas, primeiro secretário da AMAL, dedicada ao tema «O papel da AMAL na divulgação e implementação da alternativa vegetariana nas cantinas públicas». Às 11h30, vai ser apresentado o Movimento Segundas sem Carne – Pela Saúde, Animais e Planeta.
Na parte da tarde, a partir das 14h, Sandra Silva, nutricionista e coautora do Manual de Alimentação Vegetariana em Idade Escolar, da Direção Geral de Saúde, irá falar sobre «A alimentação vegetariana em idade escolar». O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, fará o encerramento do Seminário. Durante o almoço buffet, que decorre a partir das 12h45, os participantes terão a oportunidade de provar pratos como papas de milho vegetarianas, risoto de cogumelos, moussaka de lentilhas ou leite-creme vegan.
Esta iniciativa é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé e do PAN (Pessoas Animais e Natureza), com o apoio da Associação Vegetariana Portuguesa e do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, e visa materializar as diretivas do programa nacional para a promoção de uma alimentação saudável, da Direção Geral de Saúde e do Programa Segundas sem Carne.