Tal como em edições anteriores, os «Sons do Fado 2017» decorreu em três eliminatórias – 5 de fevereiro, no Clube de Futebol Os Estombarenses, com a fadista convidada Adriana Marques; 12 de fevereiro, na ADR Quinta de S. Pedro, com a fadista convidada Inês Graça; e 19 de fevereiro, na Sociedade Recreativa Carvoeirense, 20 de janeiro, com a fadista convidada Raquel Peters – nas quais foram apuradas as melhores vozes para a grande final, que teve lugar a 4 de março, no Centro de Congressos do Arade. Desta feita, a fadista convidada foi Raquel Tavares que, numa atuação emotiva e bem-disposta, encantou a audiência que enchia por completo a sala.


O «Sons do Fado» deste ano recordou  a vencedora de 2016, Luana Velasques, natural de Lagoa, que interpretou alguns fados depois da prestação dos candidatos nas categorias Revelação – Micaela Gonçalves, Afonso Silva e Catarina Cândido e Seniores – Ivo Lima, Eva Zambujo, Helena Candeias, Carlos Fernandes, Ana Rato e Firmino Rodrigues. Enquanto decorria a votação foi a vez de escutar Raquel Tavares, que interpretou uma miscelânea de canções e fados tradicionais, evocou o fadista do Parchal, Sérgio Nunes (já falecido) e trouxe ao palco a revelação do «Sons do Fado 2016», Luana Velasques, com quem fez um dueto inesperado e bastante apreciado.
Contados os votos, foi tempo de conhecer os vencedores de cada categoria, designadamente: Revelação: 1ª – Catarina Cândido; 2.º – Afonso Silva; 3ª – Micaela Gonçalves; Sénior: 1ª – Helena Candeias; 2ª – Eva Zambujo; 3.º – Firmino Rodrigues.