Realiza-se, nos dias 24 e 25 de março, o VII FiTUALLE – Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé, evento que aconteceu pela primeira vez em 2000 e que pretende promover a música que se faz por esse país fora nos meios estudantis.
O Festival arranca na sexta-feira, pelas 22h, com uma Noite de Serenatas, no Jardim dos Amuados, em Loulé, iniciativa aberta ao público em geral, de entrada livre. O momento alto da festa acontece no sábado, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Louletano, com quatro tunas a concurso, numa noite que se espera de muita música, boa disposição e espírito académico.
Participam este ano a Tuna Académica de Lisboa, Tuna TS – Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto e a Estudantina de Braga. As tunas convidadas nesta edição são a Xelb Tuna e a Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve. A Tuna Universitária Afonsina de Loulé, organizadora deste festival, é uma representante do Instituto no qual estudam os seus elementos, o Instituto Superior Dom Afonso III em Loulé, sendo um agrupamento musical onde os elementos pertencentes são exclusivamente do sexo masculino, respeitando assim a velha tradição do trovadorismo estudantil.
Este projeto teve início em meados de novembro de 1999, com algumas ideias formadas por parte de elementos da TUNAAF, Tuna Académica Dom Afonso III. Desde então, a Tuna tem tido várias atuações pelas mais diversas regiões de Portugal, desde o Algarve, passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Com o seu espírito académico e através da música, a Tuna leva a todos os recantos a alegria e o entusiasmo algarvios, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé.
O FiTUALLE leva já seis edições que deram origem a um CD e a dois DVDs duplos, o ultimo dos quais o do V FiTUALLE (2014), que homenageou Bruno Cavaco «Descaderado». O preço das entradas é de cinco euros.