O primeiro Festival de Piano do Algarve, a decorrer no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão desde 18 de fevereiro, diz adeus a Portimão, no dia 8 de abril, com um recital de piano a quatro mãos protagonizado pelos pianistas Marialena Fernandes e Ranko Markovic. Este talentoso duo conheceu-se em Viena, onde ambos exerciam atividade docente nas duas universidades de música existentes nesta cidade. Nos seus tempos livres começaram a tocar em conjunto e com o decorrer do tempo depressa se tornaram conhecidos tanto na Áustria como por todo o mundo onde têm tocado.
Ranko Markovic nasceu na Croácia, naturalizando-se austríaco, e Marialena Fernandes nasceu em Bombaim tendo, como indicia o seu apelido, antepassados portugueses. Juntos formam um duo de alta qualidade interpretativa, caracterizado pela execução primorosa do seu reportório, que vai desde Schubert a Rachmaninov. Esta é uma formação pianística pouco comum nas salas de concertos e que não poderia deixar de estar representada num festival de piano que se pretende afirmar no panorama artístico nacional e internacional.
Assim, concluirá com chave de ouro o 1.º Festival Internacional de Piano do Algarve, que se saldou por um enorme sucesso e que voltará a realizar-se para o ano. Este êxito ficou bem patente na adesão do público portimonense e algarvio, com salas esgotadas em praticamente todos os concertos. O Festival de Piano do Algarve integra o «Programa 365 Algarve», uma iniciativa financiada pelo Turismo de Portugal com coordenação da Região de Turismo do Algarve, é promovido pela Associação Arte do Sul, com direção artística do Maestro Armando Mota e tem o apoio do Município de Portimão.