O III Trail do Baixo Guadiana, inserido no Circuito Trail Algarve 2017, decorreu, no dia 2 de abril, com a participação de mais de duas centenas de atletas. A prova é organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural do Rio Seco, em parceria com o Grupo de Atletas Intermarché Trail Runners e a Associação Rodactiva, e é caracterizada pela dureza dos percursos, um longo de 30 quilómetros, outro de 15 quilómetros e uma caminhada com oito quilómetros.
Na geral dos 30 quilómetros, o vencedor foi Rui Manuel Martins (Vertical Navis), em 2.º lugar ficou José Barrinha (Clube Futebol Guadiana) e, a fechar o pódio, Diamantino Gomes (Vertical Navis). Na vertente feminina, a vencedora foi Ana Grade (Altimetria Trail) e as atletas Patrícia Madeira (Vertical Navis) e Justina Pereira (Rodactiva) ocuparam o 2.º e 3.º lugar, respetivamente.
Na vertente de 15 quilómetros, o triunfo foi para Luís Costa (Clube Futebol Guadiana), seguido de Crício Rodrigues (Inter-Vivos Martinlongo) e, em terceiro lugar, o atleta Luís Campaniço (Individual). No feminino, a vencedora foi Carina Correia (Clube Oriental do Pechão), em segundo lugar Felisbela de Sousa (ATR – Algarve Trail Running) e, no último lugar do pódio, quedou-se a companheira de equipa Cláudia Guerreiro.
O III Trail do Baixo Guadiana está enquadrado no calendário de atividades desportivas da Eurocidade do Guadiana e contou, uma vez mais, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Castro Marim, Circuito Trail Algarve 2017 e da NSPORT.