O Algarve não vai parar em abril, ou não se aproximasse um período em que o destino regista forte procura por turistas nacionais e estrangeiros. Assim sendo, o Programa «365 Algarve» agendou 35 eventos e mais de 150 apresentações, a acontecer um pouco por toda a região nas próximas semanas. Música, ópera, dança, teatro, cinema, literatura, artes visuais, artes performativas, animação de património e gastronomia preenchem os dias de primavera no principal destino de férias do país.
«Tavira – Património e Artes» é um evento de fusão entre o património religioso, arquitetónico e pictórico das igrejas de Tavira com o património musical das várias épocas em que aqueles templos foram erguidos. Da igreja da Misericórdia (dias 8 e 22), cujo portal é obra-prima do Renascimento algarvio, à igreja do Carmo (Domingo de Páscoa), morada do mais interessante retábulo rococó do Algarve, variados concertos abrem à fruição dos visitantes alguns dos mais emblemáticos monumentos da região.
Um salto gigante leva-nos aos primeiros dois de sete concertos do Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA) agendados para abril: «Beethoven», apresentado pela Orquestra Clássica do Sul com o maestro e solista no piano Jean-Bernard Pommier, dia 6, às 21h, no Grande Auditório da Universidade do Algarve em Gambelas, em Faro; e «Modernismo Francês: Debussy & Poulenc», com o pianista Constantin Sandu e um quinteto de sopros da mesma orquestra, dia 8, às 21h, no Centro Cultural de Lagos. «Concertos Brandeburgueses» (dia 21), «Música Sacra de Mozart» (23), os concertos «Grandes Quartetos I e II» (27 e 28) e «Serenatas e Sinfonias de Câmara» (30) encerram o mais antigo festival algarvio de música erudita.


No dia 7 de abril, «O Gajo» chega ao Hostel 1878, em Faro, com a sua viola campaniça para um Concerto ao Entardecer que convida a descobrir artistas e bandas emergentes do panorama nacional. No mesmo dia, nova apresentação de «Morphosis», projeto de Hugo Alves e João Frade que sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, para dar asas à improvisação sobre temas originais escritos a pensar nas potencialidades de dois icónicos instrumentos: o trompete e o acordeão.
A encerrar o 1.º Festival Internacional de Piano do Algarve, um recital de piano a quatro mãos, coisa rara no mundo dos concertos eruditos, com a austríaca Ranko Markovic e a indiana Marialena Fernandes. É no sábado, dia 8, às 21h30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Ainda nesse fim de semana, o Ciclo «Guitarras e Património» apresenta concertos de guitarra clássica de Verónika Kristófcsák (dia 8, em Lagoa) e de Paulo Galvão (dia 9, em Vila do Bispo). Finalmente, dia 22, às 21h30, o Grupo Coral Ossónoba apresenta Cantata Mundi, composição elaborada a partir de músicas de Rodrigo Leão que explora um universo sonoro de inspiração espiritual através da orquestração para o barítono solista Rui Baeta, órgão, quinteto de cordas, percussão, coro misto e infantil. Um colorido de sons e sentimentos que junta em palco mais de 60 intérpretes na igreja matriz de Portimão.
Dido e Eneias, emblemática criação de Henry Purcell e uma das mais belas óperas do período barroco, chega ao auditório de Vale do Lobo no dia 30, às 18h, para contar-nos a história de amores trágicos entre a rainha viúva de Cartago, Dido (Joana Godinho), e um príncipe que escapou à destruição de Tróia, Aeneas (Jan van Elsacker). No Dia Mundial da Dança (29), haverá «Interferências», performances que resultam de oficinas de pesquisa e criação coreográfica com a comunidade portuguesa e estrangeira apresentadas na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.


Vila do Bispo (de 7 a 9), Faro (22 a 24) e Loulé (29 de abril a 1 de maio) acolhem a «Carripana», teatro de rua com os seus palcos improváveis. Referência ainda à apresentação de Paiaçu ou Pai Grande, os Sermões do Padre António Vieira pelo ator João Grosso, na igreja de São Paulo, em Tavira, no dia 9. O ciclo Video Lucem continua a fazer luz sobre os clássicos do cinema mundial exibidos nas igrejas algarvias: «Dos Homens e dos Deuses» («Of Gods and Men»), de Xavier Beauvois, dia 6, às 21h30, na matriz de Cabanas de Tavira; «Acto de Primavera» («Rite of Spring»), de Manoel de Oliveira, dia 7, às 21h30, na Misericórdia de Faro; e «Simão do Deserto» («Simon of the Desert»), de Luís Buñuel, dia 22, às 16h30, na capela de Nossa Senhora da Graça, na Fortaleza de Sagres, em Vila do Bispo.
De 21 a 23 de abril chega a Faro a «Primavera Literária» com passeios dedicados à descoberta da obra do poeta algarvio António Ramos Rosa. Passeios literários recheados de surpresas, de leituras e de sabores da terra. A MALA – Mostra de Artistas de Lagos é uma exposição coletiva dos mais recentes trabalhos de artistas locais que inaugura dia 25 no Centro Cultural de Lagos. «Retratos na Ria» é a exposição fotográfica de Jorge Jubilot ancorada nos cais das praias e ilhas do Sotavento até dia 30. Já «Viagem ao Interior» expõe fotografias do outro Algarve até 29 abril, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel e de 6 abril a 10 maio no Espaço +, em Aljezur. E até dia 28 de maio ainda se pode apreciar no Museu Municipal de Faro a exposição José Pedro Croft.
O festival Encontros do DeVir – cidades utópicas, cidades possíveis, cidades internacionais abre no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro, e gira por São Brás de Alportel (dia 8), Loulé (15), novamente Faro (21) e Quarteira (29), com criadores portugueses de renome internacional, como Vera Mantero, Francisco Camacho, entre outros.