Em novembro do ano transato, e no âmbito da participação da APAL no IFTM – International French Trade Market, a Câmara Municipal de Albufeira iniciou contactos com a Associação Cívica que representa autarcas luso-portugueses eleitos nos órgãos autárquicos de França, com o objetivo de propor a organização de programas de férias direcionados para a chamada «Capital do Turismo». Em França, as autarquias organizam diversos programas para os seus cidadãos e são os autarcas que escolhem cada destino. Num país em que a comunidade lusa tem um peso inegável, a presença de diversos portugueses e lusodescendentes em importantes lugares de decisão política pode contribuir para concretizar este importante objetivo.
É neste cenário que surgem os primeiros contatos com a Cívica, que representa mais de quatro mil autarcas em diferentes municípios franceses. Da estratégia acordada, ficou definida a presença de Albufeira no Salon de Maires D’Ile de France, evento organizado pela AMIF – Association de Maires d’Ile de France, que junta cerca de 1250 municípios da Grande Paris. O evento decorreu  entre os dias 28 e 30 de março, no Paris Event Center. O Salão junta diversos fornecedores de bens e serviços a municípios, tendo Albufeira participado com um stand com informação sobre o concelho, num espaço colocado junto ao stand da CIVICA, o que permitiu criar sinergias entre ambos os participantes e apresentar-se como destino para acolher os diversos programas organizados pelas Autarquias Francesas e que são destinados a funcionários, jovens e idosos.
Ao longo do evento foram inúmeros os contactos efetuados pela comitiva liderada pelo Presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, e pelo Vice-Presidente da APAL, Vítor Vieira. O autarca de Albufeira teve oportunidade de estar presente em diversos momentos de relevo, com particular destaque para o «Cocktail Lusófono», que decorreu no stand da CIVICA e para o «Cocktail Lisboeta», apresentado no stand da AMIF, onde Carlos Silva e Sousa sublinhou as potencialidades de Albufeira ao nível da qualidade das praias, das infraestruturas hoteleiras existentes e das acessibilidades, tendo ainda destacado a cultura e a gastronomia como fatores de atratividade.