O Auditório do Hotel São
Rafael Atlântico, em Albufeira, vai receber, nos dias 12, 13 e 14 de maio, a
primeira edição do «Algarve Jazz Gourmet Moments», festival organizado pela
Orquestra de Jazz do Algarve que alia o jazz à vertente gastronómica e que
conta com o apoio do programa «365 Algarve» e da Câmara Municipal de Albufeira.
Texto: Daniel Pina
Foi formalmente apresentado, no dia 7 de abril, o festival «Algarve
Jazz Gourmet Moments», organizado pela Orquestra de Jazz do Algarve com o apoio
do programa «365 Algarve» e da autarquia de Albufeira, da APAL e do Grupo Nau
Hotels. O inovador evento combina o melhor do jazz à excelência da gastronomia
algarvia, com o propósito de criar uma experiência única de sons e sabores. De
12 a 14 de maio vão passar pelo palco do Auditório do Hotel São Rafael
Atlântico alguns dos maiores ícones do jazz mundial, aliados a uma experiência
gastronómica gourmet em vários restaurantes do concelho de Albufeira. No final
de cada concerto haverá lugar a sessões de autógrafos, num momento lounge onde,
ao som das «Late Sessions», se vai poder também desfrutar do incomparável vinho
da região.
Bruno Silva, Dália Paulo, Hugo Alves, Carlos Silva e Sousa, Alexandra Gonçalves e Vítor Vieira |
Dália Paulo, comissária do «365 Algarve», começou por
agradecer à Orquestra de Jazz do Algarve e à Câmara Municipal de Albufeira por
terem proposto a realização deste evento especial e que prontamente contou com
o apoio deste programa conjunto das Secretarias de Estado da Cultura e do
Turismo. “O objetivo é juntar duas áreas que devem estar casadas e que, numa
região como o Algarve, devem mesmo trabalhar em conjunto no terreno. O
financiamento é exclusivo do Turismo de Portugal e executado pela região de
Turismo do Algarve”, explicou a mulher responsável pela seleção das 63
propostas tornadas realidade na primeira edição do «365 Algarve». “Sabemos que,
hoje, os destinos se distinguem por pequenos pormenores e o que diferencia o
Algarve são as nossas gentes, que são fruto da nossa cultura e identidade. Uma
identidade algarvia que nunca foi fechada e é nesta relação entre a tradição e
a contemporaneidade que este território sempre viveu”.
Para Carlos Silva e Sousa, o «Algarve Jazz Gourmet Moments»
insere-se perfeitamente nos objetivos estratégicos da Câmara Municipal de
Albufeira, associando a modernidade intemporal do jazz à intemporalidade da
gastronomia algarvia. “A qualidade do festival na área do jazz é inquestionável
e espero que o mesmo aconteça na vertente da gastronomia e dos vinhos. Nós só
podemos estar no turismo se estivermos bem connosco próprios, porque os
turistas querem encontrar gente simpática e bem-disposta, e isso é um apanágio
dos algarvios”, considerou o edil da «capital do turismo», avisando que, numa
fase de maré alta, não se pode desiludir os visitantes. “Todas as entidades da
região têm a responsabilidade de proporcionar experiências positivas e os
nossos empresários estão empenhados em que Albufeira não seja apenas uma oferta
de hotelaria, que é de excelência, mas não chega”.
Alexandra Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do
Algarve, também não duvida estarem reunidos todos os ingredientes para um
evento de grande sucesso. “A música é uma forma de comunicação universal e
temos aqui também o paladar e o tato, que vão gerar uma experiência memorável a
quem vier ao festival e que vão passar uma palavra aos seus amigos e familiares
com uma força inesgotável. Tem condições para ser mais um dos eventos que
marcam o panorama cultural do Algarve”, frisou, lamentando que Portugal tenha
acordado tardiamente para a promoção da sua riqueza gastronómica,
comparativamente com outros destinos europeus.
Experiências positivas que também foram valorizadas por
Bruno Silva, diretor do Hotel São Rafael Atlântico, onde vai decorrer o
festival. “O Algarve tem evoluído bastante neste aspeto e a vertente cultural é
muito importante para tal, sobretudo nas épocas baixa e média-baixa. O Grupo
Nau tenta sempre, dentro das suas possibilidades, apoiar estas iniciativas e
tenho a certeza que este evento vai ser um êxito”, indicou o responsável,
expetativa partilhada por Vítor Vieira, vice-presidente da APAL – Agência de
Promoção de Albufeira. “Estamos sempre abertos para apoiar estes eventos”,
garantiu o dirigente associativo.
A finalizar a apresentação do «Algarve Jazz Gourmet Moments»,
coube a Hugo Alves, maestro da Orquestra de Jazz do Algarve, falar dos artistas
que compõem o cartaz do evento. “Estes projetos não são fáceis de montar,
quisemos trazer um conceito novo e, felizmente, a OJA está cheia de pessoas com
muitas ideias, não são só as minhas. Há vários anos que tentamos implementar
este tipo de festival e, desta vez, com o «365 Algarve» e a Câmara Municipal de
Albufeira, foi possível levá-lo a bom porto”, destacou o trompetista,
agradecendo igualmente o apoio do Grupo NAU e da APAL. “Na cultura, nem sempre
conseguimos chegar a toda a gente e é preciso muito esforço e vontade e extrema
paciência para se fazer as coisas, porque não são itens comerciais”.
O «Algarve Jazz Gourmet Moments» está a ser montado desde
outubro e a programação é, de facto, de excelência, começando, no dia 12 de
maio, com Tom Harrell, um dos trompetistas atuais com mais história no jazz e
cujo repertório vai ser interpretado pela Orquestra de Jazz do Algarve. No dia
seguinte sobe ao palco um dos maiores valores europeus do jazz, Virginie
Teychené, que traz o seu quinteto para um concerto de estreia em terras
lusitanas, integrado na digressão europeia do seu último álbum, «Encore». A
encerrar o festival teremos a inconfundível diva do jazz mundial Jane Monheit,
que apresenta no Algarve um concerto único, integrado na digressão mundial do disco
«The Songbook Sessions: Ella Fitzgerald». “O Tom Harrell e a Jane Monheit têm várias
nomeações para os Grammys mundiais, são cantores de outro patamar, e as sessões
de autógrafos que vamos organizar não são, de todo, normais, com artistas deste
gabarito”, destacou ainda Maria Dias, diretora de produção da Orquestra de Jazz
do Algarve, revelando que o «Algarve Jazz Gourmet Moments» vai estar integrado
no circuito internacional da Mezzo TV, levando o nome de Albufeira e do Algarve
a cerca de 60 países, durante duas semanas.