O ciclo «O maravilhoso mundo da parentalidade» termina no dia 6 de maio, com um workshop subordinado ao tema «As necessidades da criança: de que necessita realmente o meu filho?», na Biblioteca Municipal de Silves, pelas 15h. O modelo Laser de Pedro Vieira, as quatro necessidades básicas, desejos versus necessidades, o comportamento desafiante, a importância da congruência versus coerência e o segredo dos comportamentos são os principais temas a abordar nesta ação, dinamizada por Cátia Violante.
A iniciativa tem como destinatários pais, professores, profissionais de saúde, educadores e outras pessoas que interajam com crianças e/ou jovens e que sintam especial interesse em educação e parentalidade consciente. A participação é livre mas sujeita à oferta de um livro infantil (novo ou usado em bom estado) e a inscrição prévia (até 3 de maio) no portal da autarquia. As inscrições são limitadas a 25 participantes.
A Câmara Municipal de Silves disponibiliza um espaço de atividades lúdicas, com acompanhamento técnico da autarquia, onde os pais poderão deixar os seus filhos durante o workshop. Neste caso, aquando da realização da inscrição no workshop deverá, também, ser indicado o nome e a idade da(s) criança(s).
Cátia Violante é licenciada em Política Social e Pós graduada em Parentalidade e Educação Positiva, pela Escola da Parentalidade e Educação Positiva de Magda Gomes. É também facilitadora de parentalidade consciente em processo de Certificação  pela Academia de Parentalidade Consciente (AdPC) e pela European of Peak Performance Trainers (EAPPT) Life Training.