Os computadores da Escola EB 1 de Armação de Pêra, bem como os que davam apoio às Bibliotecas Escolares das EB1 do Enxerim e Tunes, foram recentemente substituídos pela Câmara Municipal de Silves. Todos os equipamentos destinados às salas de aula e à sala de professores são atualmente novos, sendo que 10 salas de aula e a sala dos professores das turmas da EB 1 de A. Pêra beneficiarão de melhores equipamentos e condições de aprendizagem.
Para além destes equipamentos, foram ainda instalados quadros interativos nesta escola que complementam as funcionalidades dos computadores e serão mais um fator concorrente no processo de desenvolvimento das crianças e na sua aprendizagem. Também foram colocados vídeo projetores na EB 1 de Messines e na EB 1 de Silves n.º 2.
Este processo complementa o trabalho que a autarquia desenvolveu em 2016, quando procedeu à colocação de 16 computadores nas salas de aula dos Jardins de Infância do concelho, substituindo os então existentes, com mais de uma década de existência. Nessa ocasião foram colocados 55 novos monitores de 24 polegadas LED em todas as salas de aula e de professores das EB1 do concelho. Em 2014, foi adquirida meia centena de computadores novos para os estabelecimentos de ensino.
A renovação dos materiais e equipamentos das escolas tem sido uma aposta do atual executivo, que tem vindo a colocar mobiliário e a renovar espaços, nomeadamente WC’s e refeitórios, procurando dotar os estabelecimentos escolares de melhores condições.