A Beta Talk de abril terá lugar no dia 17, pelas 19h, no espaço do Café Concerto do TEMPO, e terá como convidadas Janine Medeira, fundadora e gestora do blog «Poupadinhos e com vales» e Margarida Vargues, fundadora do blog «Pano pra Mangas», dois casos de empreendedorismo inspirados no grande «boom» das redes sociais e a sua importância como canal de relacionamento com o consumidor, duas visões e opções profissionais de quem passou a explorar o potencial das redes.
Janine Medeira nasceu em 1981, é mãe de dois meninos e apaixonada por pessoas, e afirma que só podia ter como atividade principal a partilha de algo com os demais. Docente na Universidade do Algarve há  mais de sete anos, foi formadora profissional na área de turismo durante cinco, atividade esta que abandonou quando uma brincadeira se transformou no seu maior projeto pessoal e profissional- a criação do blogue «Poupadinhos e com vales», onde partilha com os portugueses todos os truques de poupança, campanhas promocionais que valham a pena e qualquer outro assunto relacionado com a arte de poupar.
Hoje é um verdadeiro caso de sucesso em Portugal, tendo conquistado, em 2016, o prémio de melhor blogue do ano na categoria de «Economia e Negócios», razão mais que suficiente para que fosse de imediato convidada para escrever um livro sobre poupança, por forma a ajudar todos os portugueses. Lançado no dia 17 de março, o livro «Ser feliz não é caro» é uma forma organizada e muito bem compilada de chegar ao ideal no mundo do poupar. Do blog ao livro, Janine tem atualmente uma presença frequente na televisão nacional e conta com vários workshops sobre poupança agendados por todo o país.
Margarida Vargues é movida a curiosidade e foi este o combustível que, em 2004, a conduziu à autoestrada da blogosfera, onde se tem mantido desde então. Cedo levou o seu blog «Pano para Mangas» ao admirável mundo novo das redes sociais: Flickr, Facebook, Twitter, Pinterest e, mais recentemente, ao Instagram. Ao longo dos anos tem escrito para diversas plataformas: TrendAlert, Zankyou e Lifecooler. A licenciatura em Línguas e Literaturas modernas levou-a a uma sala de aula onde ainda chegou a lecionar Português e Inglês a alunos do Ensino Secundário, mas o destino e as circunstâncias trocaram-lhe as voltas e acabou por passar dez anos num triângulo entre uma secretária de madeira nobre, a capital e uma pequena vila no Alentejo. Passados estes anos, e porque o que sabia já não a movia, trocou a segurança de um salário fixo pelo desconhecido e rumou a Londres, onde viveu durante um ano e meio.
Regressou à cidade que a viu nascer, Faro, e nos últimos anos a experiência adquirida através do seu blog levou-a a uma viagem maior, a gestão de redes sociais a um nível profissional, nas áreas da saúde, bem-estar e hotelaria. Gosta particularmente da produção de conteúdos em formato fotografia e vídeo, e tem uma facilidade extraordinária para a escrita. Nas horas livres gosta de aprender, ler, desenhar e fotografar e também de cozinhar e, desde 2015, que troca os saltos- que não usa- por umas sapatilhas de pontas e faz do ballet o seu hobby de eleição.