A equipa das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro e Albufeira promove, no dia 19 de abril, um seminário sobre o tema «Abordagem de incidentes multivítimas de caráter tático». A decorrer no auditório vermelho da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Gambelas), o seminário pretende “reunir representantes das diversas forças de proteção civil e socorro e proporcionar o debate sobre a abordagem de eventos críticos envolvendo armas e ou matérias perigosas, consolidando assim as competências operacionais, tendo por base a legislação em vigor e as diretivas operacionais no âmbito da proteção e socorro”, como explicou o médico Bruno Santos, coordenador das VMER de Faro e Albufeira.
Agendada para as 14h, a sessão de abertura conta com a presença do Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, do Presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve, Joaquim Ramalho, do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve, Desidério Silva, do enfermeiro Ivo Cardoso, em representação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Superintendente Ricardo Abreu Matos, do Comando Distrital da PSP, e do Tenente-coronel Joaquim Paulo Fernandes Crasto, Comandante do Comando Territorial da GNR de Faro. A partir das 14h20, Abel Gomes, segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, vai apresentar o Dispositivo Integrado de Operações de Socorro DON1 – Sistema de Gestão de Operações.
Às 15h, o Subintendente Fausto Cabrita, da Polícia de Segurança Pública, e o Capitão Carlos Covelo, da GNR, farão uma «Abordagem de cenários e integração de operações tático policiais». Após o intervalo, o comandante Richard Marques, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, vai falar sobre «HAZMAT— Matérias Perigosas». O painel contempla ainda duas intervenções na área da saúde, nomeadamente uma sobre «Emergência Médica — abordagem inicial de cenários táticos multivítimas», proferida pelo enfermeiro Ivo Santos, do INEM, e outra sobre as «Lições aprendidas em incidentes multivítimas tático-policiais pelo mundo», a cargo da médica Eva Motero e do enfermeiro João Cláudio Guiomar, da equipa da VMER de Faro e Albufeira.