Com o início da interrupção escolar da Páscoa, a Câmara Municipal de Portimão decidiu dinamizar iniciativas de ocupação dos tempos livres para as crianças e jovens do município. Estas atividades dão muito diversificadas e têm lugar em diferentes espaços do município, nomeadamente a Quinta Pedagógica, o Complexo Desportivo de Alvor e o Museu de Portimão.
A autarquia de Portimão decidiu ainda que 10 refeitórios escolares permanecerão abertos durante o período das férias da Páscoa. Esta medida tem como objetivo servir os alunos do pré-escolar (uma vez que estes não têm interrupção do período escolar) e, também, ajudar os alunos beneficiários da ação social escolar os quais dependem destas refeições durante o período de aulas.
Na Quinta Pedagógica, as iniciativas privilegiam o contacto com a natureza e são direcionadas para crianças dos 6 aos 10 anos. Até 18 de abril, as férias dividem-se em dois turnos, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h. Durante a hora de almoço, os participantes podem permanecer na Quinta Pedagógica se levarem a sua refeição.
Este ano, pela primeira vez, realizam-se férias desportivas durante a interrupção letiva da Páscoa. As atividades realizam-se de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, sendo dinamizadas no Complexo Desportivo de Alvor. O programa pensado para jovens dos 12 aos 15 anos contempla um conjunto diversificado de atividades, desde andebol, natação, ténis, futsal, e basquetebol, entre outras, e o período de inscrições decorrerá de 27 de março a 4 de abril.
No Museu de Portimão, a Oficina Educativa propõe uma viagem criativa durante cinco dias, pensada para crianças dos 7 aos 12 anos, com cinco atividades diferentes alusivas à exposição de referência do museu – «Portimão: Território e Identidade». Todos os dias as crianças são estimuladas a criar peças que contam algo relacionado com a história da indústria conserveira e do território onde vivem. A iniciativa tem lugar até 12 de abril, na parte da manhã, entre as 9h30 e as 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h.