O Município de Lagos volta a associar-se às Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com um programa diversificado de iniciativas que decorrem entre os dias 15 e 22 de abril e que incluem várias visitas comentadas, entradas gratuitas nos espaços museológicos, um percurso performativo de oralidade no património e um concerto.
A efeméride assinala-se a 18 de abril e o desafio lançado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e pela Direção-Geral do Património Cultural foi prontamente aceite pela autarquia lacobrigense. O tema escolhido para este ano prende-se com o «Património Cultural e Turismo Sustentável», fazendo todo o sentido quando se assiste a uma marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas.
Assim sendo, de acordo com a organização, é cada vez mais premente atender às necessidades de “salvaguarda, estudo, interpretação e apresentação do património e da diversidade cultural” no território, como produto turístico passível de chamar visitantes durante todo o ano, mas sempre com a sustentabilidade exigível e compatível com o respeito que o património e a paisagem merecem.