O Município de Albufeira, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, promoveu uma sessão de esclarecimento sobre o Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), no dia 30 de março. Carlos Silva e Sousa e Custódio Moreno deslocaram-se à Biblioteca Municipal Lídia Jorge para esclarecer os dirigentes desportivos acerca dos principais pontos do PRID, destinado a apoiar clubes e associações desportivas de base local.
“O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas não se destina à construção de raiz, mas sim à requalificação dos espaços desportivos existentes, assim como não é para escolas nem federações, mas para clubes e associações de base local”, explicou Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., responsável pelo lançamento deste novo programa. As despesas elegíveis abrangem intervenções relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações afetas à prática desportiva dos clubes e associações, designadamente, pisos, coberturas e paredes; ampliação e modernização de instalações sanitárias, vestiários-balneários e valências; construção e reparação de vedações, rampas e corrimãos, e redes e equipamento de gás, água e eletricidade.
As melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes e a redução do consumo energético e melhorias de apoio a pessoas com mobilidade condicionada são igualmente contempladas. “Vamos dar prioridade a todas as intervenções que estejam relacionadas com a inclusão, mobilidade, segurança e energias alternativas”, garantiu Custódio Moreno, informando ainda que as obras de requalificação devem incidir sobre as instalações desportivas e não sobre as sedes dos clubes.
Custódio Moreno advertiu ainda os dirigentes desportivos para a obrigatoriedade dos clubes estarem registados no IPDJ para poderem candidatar-se a este apoio, do mesmo modo que não serão apoiadas candidaturas que não tenham a aprovação prévia da Câmara Municipal de Albufeira. “O Município de Albufeira está disponível para apoiar os clubes e encaminhá-los na sua candidatura ao PRID, assim como tentará apoiá-los naquilo que o IPDJ não consiga ajudar”, assegurou Carlos Silva e Sousa. O presidente da Câmara de Albufeira destacou as vantagens de ter um parceiro no financiamento, quer para a autarquia quer para os clubes e aproveitou a ocasião para solicitar aos presentes a entrega da documentação necessária à celebração dos Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para 2017.