O troço da Ecovia Litoral entre Bias do Sul e Fuseta vai ser o cenário de uma ação de sensibilização para o uso deste tipo de equipamentos, promovida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e organizada pela Autarquia de Olhão. A iniciativa decorre este domingo, 9 de abril.
A saída está marcada para as 10h, na Fuseta, junto à antiga ETAR. Os 3,5 quilómetros da ecovia até Bias do Sul serão percorridos a pé ou de bicicleta, numa ação que é aberta ao público em geral e conta também com a participação dos grupos Mexe-te Mó e da secção de BTT dos «Leões de Olhão». O passeio visa promover o uso das ecovias, em particular da Ecovia Litoral.
As Ecovias do Algarve são infraestruturas vocacionadas para a utilização de bicicleta, preferencialmente, embora apresentem condições para serem percorridas a pé. Inserem-se num esquema definido para o Algarve, constituído por quatro eixos principais: Ecovia do Litoral, Ecovia do Guadiana, Ecovia da Costa Vicentina e Ecovia do Interior. A Ecovia do Litoral é uma infraestrutura contínua, constituída por 12 segmentos, que percorre todo o litoral algarvio, numa extensão de cerca de 214 quilómetros, desde o Cabo de S. Vicente até Vila Real de Santo António, por caminhos próximos do mar que atravessam os 12 concelhos do litoral algarvio.
A AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve é a entidade gestora do projeto, mas a execução das empreitadas, a dinamização e respetiva manutenção de cada percurso está a cargo dos municípios envolvidos e contempla essencialmente trabalhos de pavimentação, sinalização e de implementação de novas pontes e passadiços. O objetivo é aproveitar caminhos já existentes, como estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desativados, que foram recuperados, melhorados e embelezados, e dotá-los de informação e sinalização específica.
Este projeto está a ser desenvolvido em articulação com a Diputación Provincial de Huelva, em Espanha, de forma a garantir a sua ligação e continuidade no país vizinho. A Ecovia do Algarve é a infraestrutura que em Portugal integra o EuroVelo 1, Rota da Costa Atlântica - desde o Cabo Norte, na Escandinávia, até Sagres - a mais longa das 14 rotas EuroVelo, com 8.186 quilómetros.