No dia 21 de maio acontece a 18.ª edição da Marcha-Corrida da Ria Formosa, sob o lema «Faro, Desporto todo o Ano». O evento terá lugar na freguesia do Montenegro, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, enquadramento de excelência para fomentar a prática da atividade física em contacto com a natureza. A concentração dos participantes está prevista para as 9h, no terreno onde se realiza a Concentração Internacional de Motos, estando a saída prevista pelas 10h.
A autarquia farense tem este ano algumas novidades para proporcionar um momento de confraternização, para além da vertente desportiva. Com a colaboração de diversas entidades associativas e empresariais do concelho, preparou um espaço multidesportos para toda a família e um espaço picnic, com disponibilização de streetfood, café e produtos regionais. Outra das novidades contemplará animação envolvida no reforço da Marca «Faro, Desporto todo o Ano», com oferta de uma t-shirt (limitada aos primeiros cinco mil participantes a chegarem ao recinto).
Para ir ao encontro das motivações evidenciadas pelos participantes de edições anteriores que apreciam mais a vertente de corrida, a organização disponibilizará a 3.ª edição do Trail da Ria Formosa, atividade de cariz competitivo, enquadrada este ano no Circuito Regional de Trail e organizada em parceria com a Altimetria Associação Desportiva (percurso de 20 quilómetros), que promoverá uma dimensão mais alargada do evento. O participante terá assim oportunidade de optar pelo percurso da Marcha Corrida (vertente lazer), que tem sete ou 10 quilómetros ou pelo percurso do Trail (vertente competição), de 20 quilómetros, com novos caminhos pelo parque ribeirinho do ludo. A autarquia irá também disponibilizar transporte gratuito até ao Vale das Almas, entre as 8h e as 9h30, com partida no Teatro das Figuras.
O projeto da Marcha Corrida da Ria Formosa insere-se na Estratégia Faro Ativo e pretende tornar o munícipe «mais ativo» e generalizar a prática desportiva, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida. Na edição de 2016, o evento registou uma participação de mais de quatro mil pessoas, com a marcha a assumir-se, ano após ano, como a melhor do calendário, quer pela beleza do local onde a atividade se realiza, quer pela cuidada organização do evento.