O Município de Alcoutim concretizou a candidatura das aldeias de Guerreiros do Rio e Vaqueiros às «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias», iniciativa que pretende eleger as sete mais maravilhosas aldeias do País. Guerreiros do Rio concorre na categoria «Aldeias Ribeirinhas» e Vaqueiros concorre na categoria «Aldeias Rurais».
O concurso pretende demonstrar que o país tem nesta rúbrica um património valioso e diferenciador. São 322 candidatas, apuradas entre 446 apresentadas e divididas em sete categorias – Aldeias Monumento, Aldeias de Mar, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas e Aldeias em Área Protegidas. Um painel de especialistas terá a missão de efetuar a primeira seleção de aldeias, entre uma longa lista de candidatas, escolhendo as 49 aldeias pré-finalistas do concurso, que serão reveladas a 7 de abril. A votação pública para eleição das «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias» irá decorrer a partir de 3 de julho de 2017.


Explorar o património histórico, natural, gastronómico e olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto são alguns dos objetivos que estão por detrás desta iniciativa. Este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra e Associação Portugal Genial.