Promovido pela Camara Municipal de Castro Marim, o programa Férias Ativas da Páscoa arrancou no dia 5 de abril e prolonga-se até dia 18, proporcionando umas férias diferentes às cerca de 150 crianças e jovens que aderiram à iniciativa. Com um conjunto de atividades sociais, culturais e recreativas determinantes para o desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças e jovens, as férias ativas são, além disso, um apoio fulcral para os pais e encarregados de educação que, nas interrupções letivas, se vêm confrontados com o problema de ocupar os tempos livres dos seus educandos.
Os jovens disfrutam e poem à prova os seus conhecimentos e a sua aptidão física na realização de um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, como workshops de Património na Casa de Odeleite, visitas lúdico-culturais, golfe, em parceria com a Quinta do Vale Golf Resort, jogos tradicionais, judo, defesa pessoal, andebol, futebol, ténis, entre muitas outras. O programa destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos que estudam no Agrupamento de Escolas do Município de Castro Marim, ou que residem no concelho. Para estes, é um programa gratuito, havendo apenas uma contribuição simbólica para a refeição.
Também é possível o acesso a outras crianças e jovens, no caso de existirem vagas livres e mediante pagamento. “Castro Marim prima e investe no programa Férias Ativas, a cada ano com maior rigor, empenho, inovação e dinamismo. Grande parte destas crianças e jovens vivenciam experiências únicas, coisas que nós pais gostaríamos de ter feito um dia, ou com eles partilhar e que, pelo amor que temos aos filhos, nos sentimentos imensamente felizes por eles. Só para este programa, o Município aloca sensivelmente 10 por cento do IMI coletado, sendo percetível a grandeza do investimento”, declarou a vice-presidente Filomena Sinta sobre a iniciativa.