João Pereira foi o grande vencedor da segunda etapa da Taça da Europa de Triatlo que se disputou no dia 1 de abril, em Quarteira. O internacional português, quinto classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, confirmou o favoritismo à vitória final e selou a competição de forma categórica.
Miguel Arraiolos realizou uma prestação bastante sólida, mantendo-se no grupo da liderança no decorrer de toda a prova. Aquela que foi para o atleta a centésima prova internacional que contou ao serviço na nossa Seleção Nacional foi terminada na 9ª posição. Pedro Gaspar concluiu a prova no 16.º lugar. Também em competição estiveram outros triatletas lusos que procuraram representar o nosso país ao melhor nível. João Ferreira foi 23.º, André Dias 35.º, Gil Maia 42.º, Luís Lopes 50.º, Miguel Fortunato 56.º e Diogo Nóbrega 60.º.
A competição feminina foi marcada pelo regresso de Vanessa Fernandes às competições internacionais. Melanie Santos apresentou uma performance que lhe permitiu manter-se perto dos lugares cimeiros da corrida e terminou a prova na 8ª posição. Terminando o ciclismo no grupo perseguidor, Vanessa Fernandes iniciou o segmento final com a certeza de que teria de fazer valer a sua qualidade enquanto corredora. Cumpriu um percurso de trás para a frente e ultrapassou atletas até concluir na 13ª posição. Andreia Ferrum completou uma excelente prova em que se manteve ao longo de todo o ciclismo no grupo da frente e terminou no 19.º lugar. Liliana Alexandre completou a prova no 27.º lugar, Helena Carvalho foi 31ª e Ana Ramos terminou na 34ª posição.
Duarte Brás e Vasco Vilaça foram os grandes protagonistas da etapa júnior da Taça da Europa de Triatlo, que decorreu na manhã do dia 2 de abril, também em Quarteira. Os dois atletas ocuparam o segundo e o terceiro lugar do pódio, respetivamente. Ricardo Baptista foi 9.º classificado e Tiago Pinto 13.º. Em competição estiveram também outros valores do triatlo nacional, casos de José Vieira (20.º), Alexandre Ribeiro (35.º), Guilherme Pires (38.º), Miguel Baltazar (45.º) e Bernardo Aguiar (47.º).
Antes disso aconteceu a competição feminina e, mais uma vez, as cores nacionais estiveram em destaque. Gabriela Ribeiro apresentou enorme qualidade desde cedo na competição e assumiu a liderança da prova à saída da natação. A par com a francesa Jessica Fullagar, a portuguesa lançou-se para o ciclismo com alguma vantagem sobre a concorrência. No decorrer do segmento, o grupo da liderança ganhou algumas unidades e deixou a decisão da prova para a sua parte final.
Após cinco quilómetros de corrida, Jessica Fullagar surgia como a grande vencedora da competição. Seguiu-se a espanhola Lucia Toulouzan, segunda classificada, e pela francesa Lea Coninx, que terminou na terceira posição. Gabriela Ribeiro encerrou uma participação de forma bastante positiva e alcançou o 12.º lugar da geral. Mariana Vargem foi 19ª classificada, Inês Baptista Pereira 27ª, Joana Miranda 31ª e Carolina Serra terminou na 32ª.


Nas últimas horas da manhã de 2 de abril, após todas as competições internacionais que ilustraram o fim de semana competitivo de Quarteira, foi a vez de cerca de 400 triatletas testarem as suas capacidades. Disputada nos mesmos percursos que as provas de elites e de juniores da Taça da Europa de Triatlo, a competição da Taça de Portugal desafiou todos os inscritos a percorrer um triatlo na distância sprint.
A praia de Quarteira recebeu uma calorosa participação e a massa humana coloriu todo o cenário competitivo. No final de 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida, a intensidade da prova ficou comprovada pelos fortes andamentos que se fizeram sentir e pelos numerosos grupos que circularam nas avenidas da cidade. João Ferreira Pereira foi o primeiro a cortar a meta. O triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras cumpriu um excelente segmento de corrida e isolou-se para a vitória na competição. Luís Ferreira, Alhandra Sporting Club, foi segundo classificado e o Olímpico Bruno Pais, Grupo Desportivo Estoril Praia, encerrou o pódio masculino no terceiro lugar.
Na competição feminina, Raquel Rocha foi a grande protagonista da manhã. A triatleta do CNATRIL Triatlo, que esteve afastada da competição durante alguns anos, voltou a demonstrar a qualidade atlética que sempre a identificou e venceu a prova feminina. A apenas dez segundos da liderança, Katarina Larsson, Sporting Clube de Portugal, foi segunda classificada na prova. Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, ocupou o último lugar do pódio.
Em termos coletivos, a etapa de Quarteira foi vencida pelo Sporting Clube de Portugal em femininos e pelo Alhandra Sporting Club em masculinos. O Alhandra Sporting Club foi segundo nas senhoras e o CCD/Intermarché Lagos terminou na terceira posição. Na competição masculina, o Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou o segundo lugar coletivo e a Associação Naval Amorense completou o pódio na terceira posição.