À semelhança do ano transato, o programa das Comemorações do 25 de abril volta a ser ilustrado pela imagem vencedora do Concurso de Cartazes «Abril Cores Mil», implementado pelas Bibliotecas Escolares do 2.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Município de Portimão. Este ano, o desafio manteve-se em âmbito escolar e abrangeu o 2.º Ciclo do Ensino Básico das escolas de Portimão representado por alunos entre os 10 e os 12 anos de idade. O resultado das imagens dos cartazes primaram pela cor, criatividade, imaginação e liberdade, ilustrando o mês de abril numa perspetiva histórica aos olhos dos estudantes de hoje.
O cartaz vencedor tem a assinatura da aluna do 6.º F, Joana Duarte, da Escola Básica e Secundária da Bemposta. Foram selecionados 15 trabalhos que darão origem a uma Exposição «Abril Cores Mil», que terá a sua inauguração no dia 24 de abril, pelas 18h, e que, durante o período das festividades, ficará patente na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, podendo ser visitada de terça a sexta, das 9h30 às 19h, e ao sábado, das 14h às 19h.
O objetivo da iniciativa foi promover a cidadania junto dos mais novos e dar a conhecer o significado destas comemorações junto dos mais novos através das disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português e Educação Visual. Contou com a adesão de três agrupamentos escolares e envolveu cerca 25 turmas e 475 alunos.