Luiz Caracol vai apresentar o seu novo álbum «Metade e Meia» em concerto, no dia 8 de abril, pelas 21h30, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves. Este novo trabalho é o “culminar de uma maturada viagem sonora, lírica e musical que se deve ao seu percurso a solo mas nunca solitário”, refletindo a mistura de sons portugueses e das influências do cantor, com texturas e sonoridades da Lisboa marítima, portuária e mulata, vistas pelo próprio e por outros autores como Zeca Baleiro, José Luís Peixoto, Fred Martins, Fernando Terra, Edu Mundo, Paulo Flores ou Biru (A.F. Diaphra).
Luiz Caracol tocou, entre outros, com Sara Tavares, Tito Paris, Jorge Drexler e Fernanda Abreu. Depois do sucesso de «Devagar», o seu primeiro álbum, que apresentou nos EUA e em show case oficial na EXIB Música Ibero-americana, tem vindo a tocar em Portugal, Espanha e Brasil. Inicia agora a nova tour em Portugal para divulgar o novo disco, lançado a 10 de março.
Nascido em Portugal, mas gerado em Angola, Luiz Caracol sempre assumiu na sua música e nas suas letras um fortíssimo lado mestiço, em que a obra dos grandes cantautores portugueses (Sérgio Godinho, Fausto, Zeca…) encontra ecos em grandes nomes da canção brasileira (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lenine…), cabo-verdiana, angolana, moçambicana ou da Guiné-Bissau, assim como no funk, no rock ou no reggae. «Metade e Meia» reflete não só esta mestiçagem de Luiz Caracol e da sua música, como toda a mistura de influências que em si se encontram. Neste disco continuam a encontrar-se muitos destes elementos que o caracterizam e à sua maneira de fazer música, em que as texturas e as sonoridades de uma Lisboa marítima, portuária e mulata se misturam com as palavras e as histórias de Luiz Caracol, assim como as de outros parceiros autorais como Zeca Baleiro, José Luís Peixoto, Fred Martins, Fernando Terra, Edu Mundo, Paulo Flores ou Biru (A.F. Diaphra).