Foram 332 as candidaturas apuradas no concurso 7 Maravilhas das Aldeias de Portugal, das quais apenas 49 foram eleitas em sete diferentes categorias: «Aldeias Autênticas», «Aldeias-Monumento», «Aldeias Ribeirinhas», «Aldeias em Áreas Protegidas», «Aldeias Remotas», «Aldeias de Mar» e «Aldeias Rurais». Foi precisamente nesta última categoria que Paderne foi nomeada, sendo agora uma das pré-finalistas.
O anúncio foi feito na Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul, depois de uma votação levada a cabo por um painel de especialistas. A candidatura, preparada e apresentada pela Câmara Municipal de Albufeira, cumpriu o grande objetivo de colocar Paderne nesta importante montra de promoção. A organização das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias pretende mostrar uma parte importante do território que merece ser valorizado, destacando valores como a proximidade, a simplicidade ou a autenticidade. O evento vai permitir mostrar o território fora dos centros urbanos como uma fonte de oportunidades, destacando o património histórico, natural, gastronómico e incidindo muito particularmente nas pessoas.
O processo de candidatura a este galardão foi apresentado e coordenado pela Câmara Municipal de Albufeira de forma “entusiasta”, conforme refere o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, que defende que “Paderne, pelo seu património, pela sua riqueza cultural, pelas suas gentes, é uma terra que merece estar neste grupo”. O autarca não tem dúvidas de que “esta iniciativa contribuirá para valorizar um território que tem aspetos diferenciadores e que é uma mais-valia para o concelho de Albufeira”. “Devemos agora aproveitar esta montra e promovermos o que de bom existe em Paderne”, conclui o edil.
Com esta nomeação, Paderne é já uma das «Aldeias Rurais - 7 Maravilhas de Portugal®», iniciando-se em breve o processo de seleção para as sete finalistas. As candidaturas foram analisadas por um painel de 49 especialistas, sete de cada uma das sete regiões, devidamente validadas pelo Conselho Científico. Nos meses de julho e agosto, durante sete semanas, as noites de domingo na RTP serão dedicadas a este evento com a transmissão de uma Gala que promoverá a votação em cada uma das sete categorias. A lista final de 14 finalistas ficará fechada apenas na última Gala, que decorrerá a 20 de agosto. Seguem-se duas semanas de votação nas 14 finalistas. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias terá lugar a 3 de setembro.
A iniciativa pretende criar um novo roteiro turístico para Portugal e conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra e Associação Portugal Genial.