A edição de 2017 do Vilamoura Atlantic Tour chegou ao fim com uma vitória irlandesa, já que Dermott Lennon, com Fleur IV (Chatman x Darco), uma égua de 12 anos, foi o cavaleiro mais rápido na «barrage» do último Grande Prémio, disputado no dia 2 de abril. Na prova com obstáculos a 1.50 metros participaram 43 conjuntos, num percurso com 13 obstáculos e 16 esforços. Ficaram apurados para a «barrage» cinco conjuntos, quatro dos quais terminaram sem qualquer falta. Phillip Spivey, pelo Reino Unido, foi o segundo classificado no Grande Prémio patrocinado pelo Concelho de Loulé. Charlotte Verhagen, pela Holanda, conquistou a terceira posição.
Nas restantes provas do último domingo da edição de 2017 do Vilamoura Atlantic Tour, o conjunto Chloe Aston com Amigo T venceu a prova de 1.40m. O cavaleiro português Ricardo Gil Santos, com Venus C, foi o primeiro na prova com obstáculos a 1.30m. A romena Luca Ruxandariu venceu a competição de 1.20m. O último fim-de-semana de competição contou ainda com a vitória de Laura Renwick, no sábado, na prova de 1.45m, com Heliodor Hybris.
A edição de 2017 do Vilamoura Atlantic Tour bateu recordes de público, de número de cavaleiros, de cavalos e de nações em competição. Um sucesso que permite traçar objetivos para um futuro próximo. “Vilamoura vai ser o principal destino hípico da Europa”, defende António Moura, presidente da Comissão Organizadora do Vilamoura Atlantic Tour. “Não vamos parar enquanto não atingirmos esse objetivo”.
Entretanto, os concursos de saltos regressam a Vilamoura no Verão, com o Vilamoura By Summer 2017, organizado igualmente pelo Centro Hípico de Vilamoura. Mais tarde, entre 20 de setembro e 15 de outubro, realiza-se o Vilamoura Champions Tour 2017.