O Festival MED continua a apostar fortemente na área da
comunicação para promover-se nacional e internacionalmente. Prova disso é que a
diversidade do programa da 14ª edição, que vai muito para além da música, está
a ser comunicada há já alguns meses, através dos mais diversos suportes
comunicacionais.
O público poderá aceder a toda a informação sobre bandas,
conceitos, programação ou compra de bilhetes no site do Festival. A Comunicação
Social também não foi esquecida e, no site www.festivalmed.pt,
existe uma área de acreditação para a Imprensa. “Comunicação e tecnologia estão
de mãos dadas nesta estratégia e, este ano, será reeditada a aplicação móvel do
MED que recebeu muitos elogios pelas suas funcionalidades. Esta App permite ter
não só um conhecimento sobre toda a informação disponibilizada no site, mas
também, quem se encontra no recinto, poderá aceder a um série de informação
sobre os espaços, horários dos concertos ou notícias e imagens atualizadas
sobre o que está a acontecer no Festival”, explicou Carlos Carmo, coordenador
do MED.
Em termos dos media partner, a Câmara Municipal de Loulé,
entidade organizadora do evento, reforçou as parcerias que tem com alguns dos
mais importantes meios de comunicação social nacionais, mas também estrageiros.
Este ano, para além da SIC Radical, também a SIC generalista estará associada
ao Festival. A Antena 1 e Antena 3, que ao longo dos anos têm tido uma
importante parceria com o MED, com transmissões em direto de largas horas,
voltam a estar em Loulé. Também a Revista BLITZ, uma referência na divulgação
da música em Portugal, vai estar associada ao Festival MED. Em termos
internacionais, o destaque vai para três das mais importantes revistas que
promovem a World Music que também terão repórteres em Loulé: a espanhola Mundo
Sonoro e as britânicas Songlines e fRoots.
De acordo com a Revista Marketeer, o Festival MED é o 12.º
festival que mais exposição mediática tem gerado desde o início do ano. O
evento é o único do Algarve a fazer parte dos primeiros 25 que mais «tempo de
antena» têm tido, segundo este ranking elaborado pelo MediaMonitor, do Grupo
Marktest. O MED gerou, entre janeiro e março, 166 notícias, tendo obtido um
Índice de Exposição Mediática de 40,7 por cento, o que equivale a um retorno
financeiro de 136 mil euros. Desta lista, encabeçada pelo NOS Alive, fazem parte
136 festivais de todo o país.
A consolidação e a afirmação do Festival MED no panorama
musical nacional e internacional, bem como o reforço da sua imagem e do seu
posicionamento no contexto dos grandes festivais têm sido, de acordo com o
diretor do evento, Hugo Nunes, as preocupações da organização. Fruto desse
trabalho, o MED tem sido distinguido por várias entidades nacionais e
internacionais. Em março deste ano, a edição de 2016 recebeu o prémio de «Melhor
Festival de Média Dimensão da Península Ibérica», atribuído pelos Iberian
Festival Awards, um galardão que visa premiar festivais que recebem um público
entre 1500 e 10000 pessoas por dia, que já estão consolidados e que contam com
um público fiel, mas ainda com potencial de crescimento, e que são considerados
festivais criativos.
Hugo Nunes destacou ainda a atribuição do selo europeu EFFE Europe
for Festivals and Festivals for Europe, promovida pela Plataforma Europeia de
Festivais – EFFE (sob a tutela da EFA – European Festivals Associations), para
os anos de 2017 e 2018, bem como a integração do Festival MED na plataforma «Portuguese
Music Festivals», do Turismo de Portugal, onde apenas um lote exclusivo de cinco
festivais estão integrados. “Este é o reconhecimento do seu papel enquanto
instrumento turístico de promoção do país e da região”, frisou o
vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé.