Nos dias 14, 15 e 16 de julho, Portimão acolhe a quarta edição do Lota Cool Market no espaço da antiga lota e área circundante, este ano sob o mote «Free Spirit». Este mercado visa ser um ponto de encontro e uma montra de referência a sul do país para a divulgação do que mais criativo se faz nas áreas do artesanato, design, entretenimento e gastronomia gourmet, em consonância com o tema eleito para esta edição. «Free Spirit» significa, para os promotores do evento, liberdade, bem-estar, imaginação, transparência, desejo, ar-livre, sol, campo, praia, rio, emoção, sorriso, descontração, democracia, individualidade, crença.
A iniciativa dirige-se aos criadores com pequenas marcas e microempresas com produtos originais, feitos às mão ou em pequenas unidades semi-industriais. Tem como objetivo reunir uma seleção desses produtos, muitas vezes vendidos online ou noutros mercados do país, repetindo um mercado de referência no sul que divulga e traz para a rua, e para junto do público, projetos criativos do nosso país. Os expositores deverão vender apenas produtos portugueses e criações próprias, não sendo aceites representações de marcas que não sejam criadas pelos mesmos, e enquadrar-se numa das seguintes categorias: artesanato, design, entretenimento, doçaria e pastelaria, comida e bebida.
A edição deste ano prima por três grandes novidades: realiza-se no Verão; tem a duração de três dias (com um horário das 12h às 00h); e possui a certificação de Evento Verde. O «Mercado mais Cool do Sul» é organizado pela Teia D`Impulsos - Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com Diana Condesso, designer de interiores, mentora desta iniciativa, e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Portimão.