Das 332 candidaturas apresentadas ao concurso «7 Maravilhas de Portugal – Aldeias», foram eleitas 49 em sete diferentes categorias: «Aldeias Autênticas», «Aldeias-Monumento», «Aldeias Ribeirinhas», «Aldeias em Áreas Protegidas», «Aldeias Remotas», «Aldeias de Mar» e «Aldeias Rurais». No concelho de Aljezur está localizada a aldeia de Bordeira, pré-finalista na categoria de «Aldeias em Áreas Protegidas».

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Câmara Municipal de Aljezur


Situada no concelho de Aljezur, no barlavento algarvio, Bordeira viu o seu território ocupado bem cedo, desde as épocas do paleolítico e neolítico, de acordo com investigações arqueológicas.
Nesta aldeia inserida em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina são omnipresentes os aromas delicados da perpétua-das-areias, da murta, do zimbro, da aroeira ou do rosmaninho. Ao olhar saltam o azul forte das flores da erva-das-sete-sangrias e do morrião-da-praia, ou o amarelo intenso das flores da joina-das-areias e dos tojo, do queiró, da roselha, do lentisco-bastardo, da urze-vermelha, do tomilho, da joina-dos-matos ou o mato-branco. Assim é a Bordeira, balizada pelo Pinhal do Bordalete, constituindo uma área florestal assente em areias, de aproximadamente 41 hectares de pinheiro manso, distribuídos ao longo dos chamados «Cabeços da Bordeira».
A praia da Bordeira é a mais extensa do concelho de Aljezur, reconhecida internacionalmente pela sua elevada qualidade paisagística. Limitada pelas altas arribas que a limitam nas extremidades norte (xisto) e sul (formações rochosas do Jurássico), a Aldeia da Bordeira continua a contar histórias da sua longa história. Aldeia que foi criada pelo Bispo de Silves, Dom Álvaro III, em 1464, que ordenou aos habitantes que ali se construísse uma Igreja. Esta assim surgiu, sendo de realçar que, na parte central do frontispício do arco triunfal, existe uma cartela com a data de 1746, correspondente ao ano da sua construção.