A Câmara Municipal de Silves, através do seu Gabinete de Proteção Civil e do sector de Educação, em parceria com o Zoomarine, organiza durante o mês de maio sessões de sensibilização para a problemática da lagarta-do-pinheiro (ou processionária), que terão lugar em dez escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho. Pela partilha de espaço físico com muitas escolas e crianças, esta espécie de comportamento cosmopolita e aparência vistosa tem vindo, nos últimos anos, a tornar-se um crescente desafio de saúde pública na região do Algarve.
Em formato de conto animado, são três os protagonistas que os alunos irão conhecer aquando da presença do «EDUCar by Zoomarine» nas escolas - a Arta, a Leta e o Larvi. Em «A Aventura da Arta» fala-se do ciclo de vida da lagarta-do-pinheiro e a interação com alguns animais no seu percurso, desde o ovo até à fase alar. Pretende-se, de uma forma simples, mas emotiva e positiva, dar a conhecer a ecologia e comportamento desta espécie no espaço escola, alertando para alguns perigos de saúde que podem resultar da proximidade com os alunos.
Este projeto do Zoomarine nasceu no ano letivo 2015/16 e conta já com mais de 15 mil alunos envolvidos e mais de 12 mil quilómetros percorridos entre o Algarve e o Baixo Alentejo.