Uma comitiva de 11 altos dignitários da República Checa esteve em Olhão, no dia 28 de abril, numa visita que se prendeu essencialmente com o processo de candidatura da Ria Formosa a Património Mundial da UNESCO. O grupo, constituído pelo vice-presidente do Senado, senadores, embaixador do país em Portugal e cônsul honorário em Faro, pretendeu inteirar-se das especificidades do concelho, da Ria Formosa e do processo de candidatura, uma vez que aquele país da Europa Central também se encontra em processo de candidatura de uma zona húmida semelhante à Ria Formosa.
O Presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, deu a conhecer um pouco da história e das especificidades do concelho e da região, informação que foi acolhida com interesse por parte dos membros da comitiva. O edil sublinhou igualmente a importância da cooperação entre os países europeus nas mais diversas matérias: “Vivemos num tempo diferente, em que a Europa que nos uniu corre o risco de se fragmentar. O conhecimento e a cooperação mútuos são fundamentais para o sucesso do projeto europeu”, concluiu. Uma opinião partilhada pelo vice-presidente do Senado checo, Jiří Šesták, que lembrou duas características partilhadas pelos dois países: “O amor pelo futebol e o número de estudantes de ambos os países que, em regime de intercâmbio, estudam em Portugal e na República Checa”.


Depois de uma apresentação, em que foi dada a conhecer em profundidade aos visitantes a Ria Formosa, as razões que sustentam a candidatura a Património Mundial e o patamar em que se encontra o processo, houve lugar a uma sessão de perguntas e respostas, em que os membros da Comissão para a Educação, Cultura e Direitos Humanos do Senado checo de visita a Olhão tiveram oportunidade de esclarecer todas as dúvidas acerca do assunto, com vista a obterem sugestões e pistas importantes para a sua própria candidatura. O processo de candidatura da Ria Formosa a Património Mundial da UNESCO por parte da Câmara Municipal de Olhão encontra-se numa fase preliminar de elaboração dos respetivos dossiers. Segue-se a inclusão na Lista Indicativa do Estado Português.
Após esta aprovação e apreciação positiva por parte do Comité do Património Mundial, serão convidados todos os concelhos banhados pela Ria, bem como outros parceiros, como o Parque Natural, a Universidade do Algarve, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, ou a Associação Portuguesa do Ambiente, para a constituição de uma comissão de trabalho que elaborará a candidatura definitiva. Um sítio Património Mundial da UNESCO é um local de importância mundial para a preservação dos patrimónios históricos e naturais de diversos países, como descrito na Convenção da UNESCO para o Património Mundial, estabelecida em 1972. Portugal adotou a convenção em 30 de Setembro de 1980. Portugal tem 15 sítios inscritos na lista, 14 culturais e um natural. A mais recente inscrição foi a Universidade de Coimbra - Alta e Sofia, em Coimbra, em Junho de 2013.