No dia 13 de maio, Quarteira assinala 18 anos de elevação a cidade, mas as festividades arrancam logo na noite do dia 12, pelas 21h30, com um concerto da fadista Gisela João, na Praça do Mar, com entrada livre.
A tradicional alvorada (9h) e hastear da Bandeira com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e Banda Filarmónica Artistas de Minerva (9h30), em frente ao Centro Autárquico, dão início ao Dia da Cidade de Quarteira. Pelas 10h, na Rua Vasco da Gama, é inaugurada a Exposição «Gotas de Mar», com trabalhos realizados pelo Cantinho da Amizade. Às 11h irá atuar a Tuna da Academia do Saber e, a partir das 11h30, decorre, no auditório do Centro Autárquico, a entrega de Prémios de Reconhecimento Mérito Escolar e Cidadãos de Mérito da Freguesia.
Durante a tarde, o programa incidirá sobre as intervenções que estão a ser realizadas na cidade. Pelas 15h, decorrerá uma visita à obra de requalificação do espaço público nas Ruas Coppingen e Stuttgart, perto da Igreja de S. Pedro do Mar. No local está a ser criada uma zona de estacionamento e um espaço verde com equipamentos de outdoor fitness e espaço infantil que ficarão ao serviço da população, com o objetivo de estimular a atividade e a vida social. A intervenção está integrada na filosofia do projeto europeu «Vital Cities».
Pelas 16h é inaugurada a requalificação do espaço de Street Workout, no Calçadão Nascente de Quarteira, onde foram colocados novos equipamentos. A obra do novo Quartel do Subdestacamento Territorial da GNR de Quarteira é lançada às 16h30. O edifício do antigo Quartel de Bombeiros, localizado junto ao Calçadão, será alvo de trabalhos de ampliação e reconversão num espaço com todas as condições para os militares que trabalham nesta cidade cuja população triplica nos meses de verão. O investimento municipal neste equipamento ascende a 925 mil euros.
As comemorações do 18.º Aniversário da Cidade de Quarteira encerram com a atuação de bandas locais, dando a conhecer os novos projetos musicais da cidade. Assim, ao palco da Praça do Mar irão subir Be Myself (17h), Sacik Brow (18h), Miranda Eloquente (19h), The Road (20h30), Sara Lawrence & The Bullets (21h30) e The Fisherman (22h30).