O Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, vai ser palco, no dia 3 de junho, pelas 18h, de um concerto de homenagem a Walter Sulzer, criador do Coro dos Amigos do Meseu do Trajo falecido em 2016. O serão promete homenagear o seu sentido de musicalidade e os seus dons como músico e maestro de coro, mas também como cativou e inspirou todos os elementos desta formação.
Para o espetáculo foram selecionadas canções que o próprio Walter Sulzer muito apreciava, dos períodos barroco e medieval, do tempo em que a Andaluzia estava no seu auge criativo e musical. O falecido maestro deliciava-se com a regularidade do barroco alemão, contudo, adorava também as discórdias e as liberdades que o mui inglês Purcell se permitiu explorar, misturando quatro vozes. “Mas, trate-se de música sagrada portuguesa ou de madrigais ingleses ligeiramente atrevidos, Walter sempre experimentou enorme prazer em qualquer música que se lhe afigurava bem concebida”, destaca Diane C. Ings.
Membros e não-membros do Coro também apresentarão algumas peças que gostariam de dedicar à memória do seu fundador e antigo maestro. Presente estará igualmente o Coro de Câmara de Beja, do qual Walter Sulzer também foi membro, antes de se mudar para o Algarve. Não haverá lugar à cobrança de entrada no concerto, mas será realizada uma coleta em honra de Walter Sulzer, cuja verba será depois doada pela família a uma instituição de caridade social.