O Município de Albufeira associou-se às Comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, assinaladas no dia 28 de abril. A data, consagrada na Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001, pretende chamar a atenção dos trabalhadores e da comunidade para a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.
Desde 2010 que os serviços do Município de Albufeira participam na efeméride, que corresponde, de igual modo, ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, promovido em todo o Mundo pela Organização Internacional do Trabalho, como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Deste modo, o Município de Albufeira comemorou a data através de um pequeno teatro interpretado por alunos da Escola EB 2,3 Diamantina Negrão, do Agrupamento de Escolas Albufeira Oriental (Ferreiras), e que teve lugar no átrio de entrada do Edifício dos Paços do Concelho, numa parceria com várias entidades, nomeadamente as empresas KEOS, «Terra da Perfeição» e o Agrupamento de Escolas de Ferreiras.


A temática do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho do presente ano refere-se à necessidade de otimizar a recolha e utilização contínua dos dados sobre a segurança e saúde nos locais de trabalho, de modo a identificar novos perigos e riscos emergentes, bem como referenciar grupos de risco, assumindo uma importância primordial no desenvolvimento e na implementação das medidas de melhoria das condições de segurança, saúde e bem-estar nos locais de trabalho. Ana Vidigal, vereadora responsável pela Segurança e Saúde no Local de Trabalho, salientou a importância destas ações para sensibilizar os trabalhadores para as questões essenciais a ter em conta no dia-a-dia. “O Município de Albufeira tem um serviço especializado nesta matéria, tendo já implementado a Medicina no Trabalho e Saúde Ocupacional. Tem vindo ainda a realizar um trabalho contínuo em prol da saúde dos trabalhadores, quer no que diz respeito às condições materiais, quer no que se refere ao seu bem-estar”, frisou a vereadora.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, lembrou que este aspeto é primordial para o bom funcionamento da administração pública. “Temos vindo a dar resposta, à medida das necessidades, de variadas questões, como equipamentos, mobiliário, exames médicos e acompanhamento a todos os que necessitam de tal. Sem trabalhadores em pleno gozo das suas faculdades físicas e psicológicas, não conseguiríamos dar resposta também aos nossos munícipes”, justificou o edil.