Vai decorrer, no dia 5 de maio, no âmbito do plano anual de Educação Ambiental, a celebração do Dia Mundial do Trânsito, iniciativa promovida pelo Município de Faro, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e com a colaboração de alunos e professores de algumas escolas do concelho. Sob o mote «Se educar é preparar para a vida, prevenir é salvar vidas», a ação terá lugar no Pavilhão Desportivo Municipal da Penha, entre as 9h30 e as 17h30, e terá uma componente teórica e prática.
Na primeira vertente serão abordadas as regras elementares de trânsito e boas práticas de segurança a adotar quando se circula a pé na via pública. Na componente prática, as crianças irão fazer um circuito rodoviário com carrinhos, tendo atenção aos sinais de trânsito colocados e às regras que aprenderam na sessão teórica. A iniciativa pretende incutir nos mais novos o respeito pelas regras de trânsito e elucidar melhor sobre alguns comportamentos a ter em conta quando se circula na via pública, seja como peões, seja como condutores, ainda que de veículos sem motor.
Espera-se nesta iniciativa educativa a participação de aproximadamente 120 crianças, das escolas E.B.1 /JI de Montenegro, Escola de São Luís e Escola da Penha. A iniciativa, que se realiza em Faro pela quarta vez nestes moldes, conta com o apoio da Bafrutal, Lda e Sonae, que irão oferecer um lanche a todas as crianças participantes.