A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, será palco, no dia 20 de maio, às 16h, da apresentação do livro «Fotoliterando», um projeto dos algarvios Fábio Eusébio e Helena Lourenço publicado sob a chancela da Chiado Editora. O projeto nasceu nas redes sociais, mas rapidamente os autores se aperceberam que a qualidade das fotografias e da escrita ganhava outra vida quando transposta para a realidade.
«Fotoliterando» foi editado inicialmente num formato original (livro-objeto), integrando uma seleção de seis fotografias e textos sob o título «Mar de Imagens» e, em dezembro de 2016, em livro, sob o título do projeto, pela Chiado Editora, parte do trabalho desenvolvido entre 2014 e esse ano. Todas as fotografias e textos são inéditos e as histórias são imaginadas através da beleza das imagens. “Temas como a infância, o amor, a amizade, a ausência e a solidão perpassam as imagens e textos do livro numa linguagem que, em grande parte, se pode dizer poética”, revelam os autores da obra.
Desde 2016, o projeto tem estado em exposição em várias cidades portuguesas, nomeadamente Lagos (Galeria LAR), Porto (Hard Club-antigo mercado Ferreira Borges), Portimão (Casa Manuel Teixeira Gomes) e Lisboa (Lx Factory) e ainda em Espanha (Badajoz). Já este ano esteve em exposição permanente na Casa Teixeira Gomes, em Portimão, e na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Fábio Eusébio é licenciado em Gestão e foi vencedor do 1.º prémio da 7ª corrida fotográfica de Monchique, em 2011, e do Concurso de Fotografia «Monchique Topo do Algarve», em 2013. Em 2016, venceu o 2.º Concurso de Fotografia Digital «Um Olhar sobre o Património Histórico e Natural do concelho de Lagoa» e ainda a 16ª Corrida Fotográfica de Portimão. Helena Lourenço é docente do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e autora da adaptação para crianças da obra «Amadis de Gaula, o Cavaleiro Apaixonado.