No dia 21 de maio, pelas 19h, o FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve apresenta, no Cine-Teatro Louletano, «Uma história da Trompa», espetáculo musical multimédia ao vivo a cargo do prestigiado Laurent Rossi, que conta a história da trompa desde a sua origem até aos nossos dias. Este instrumento, presente desde os primórdios da Humanidade com o corno animal, até aos nossos dias com a trompa moderna, será tocado ao vivo por um trompista, interpretando extratos de obras com diversos instrumentos ligados à família da trompa.
A performance em palco tem como cenário um filme projetado num grande ecrã, ilustrando com audiovisuais os vários quadros da evolução da trompa. Neste filme descobrimos, através das brincadeiras e dos olhos curiosos de duas crianças, as transformações e as variantes do instrumento, os intérpretes e os compositores que, no seu conjunto, constituem o rico património do instrumento.
O espetáculo tem a duração de 80 minutos, com intervalo, e com um custo associado por pessoa de 8 euros, dirigindo-se a maiores de 6 anos. A organização é da responsabilidade da Orquestra Clássica do Sul, numa iniciativa cofinanciada pelo programa 365 Algarve/Turismo de Portugal e pela Câmara Municipal de Loulé.