A Câmara Municipal de Silves está a promover a pintura de caixas de eletricidade em todas as freguesias do Concelho, numa iniciativa de decorar este mobiliário urbano que arrancou em novembro do ano transato, na freguesia de Silves, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadores.
Flávio Pontes é o artista que tem vindo a executar este trabalho. Membro da Associação 100 PAVOR (associação de artistas que está em funcionamento desde 2013 e se dedica a promover a arte junto de crianças e jovens), é o responsável pela criação de várias imagens que decoram as caixas espalhadas pelas diversas freguesias do concelho e que foram pensadas de modo a introduzir reproduções/reinterpretações de monumentos, pessoas e/ou personagens icónicas e detalhes artísticos e arquitetónicos que promovem uma associação à identidade dos residentes de cada freguesia.
Através desta intervenção artística e urbanística, também se torna mais bonito o espaço e mais atraente para quem visita o concelho. O projeto, a que se deu o nome STENCILPES, assinala também os 750 anos do Foral de Silves. Tendo já sido feita pesquisa iconográfica e preparação de materiais, está, no presente momento, a decorrer a intervenção final, com a aplicação dos desenhos nos locais selecionados, contando-se que, em setembro, todas as pinturas estejam concluídas. No presente momento já foram terminadas as caixas de S. Marcos da Serra.