A Câmara Municipal de Albufeira está a promover, até dia 24 de maio, um curso de Língua Gestual Portuguesa junto dos seus funcionários, sobretudo aqueles que lidam diariamente com o público em geral. A formação decorre em instalações do Município, no Páteo, e tem por objetivo conhecer, defender e auxiliar a comunidade surda, sensibilizando para a diversidade linguística e cultural, de forma a promover a inclusão destes cidadãos na sociedade.
Promovendo e desenvolvendo competências comunicativas, naquela que é a segunda língua oficial em Portugal, os funcionários da Autarquia de Albufeira podem assim melhorar o serviço prestado aos munícipes. Com um total de 15 funcionários inscritos, a formação decorre todas as segundas, quartas e sextas-feiras, dividida em dois grupos de trabalho, com períodos distintos (manhã/tarde). O curso é composto por duas ações de formação que perfazem um total de 30 horas, sendo as primeiras 15 (3 a 12 de maio) destinadas ao nível inicial e as restantes (15 a 24 de maio) ao nível específico.
É intuito da Autarquia que, no final, os formandos sejam capazes de contextualizar a comunidade surda e as características da temática da surdez utilizando a terminologia correta. Por outro lado, que fiquem suficientemente dotados de competências linguísticas para manterem uma conversa simples e clara em língua gestual portuguesa, tanto em situações do quotidiano, como em situações específicas do atendimento ao público, tais como informar, orientar e explicar.