O Município de Alcoutim, representado pelo presidente da Câmara, Osvaldo Gonçalves, e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, representada pelo presidente do Conselho Diretivo, Paulo José Morgado, assinaram, no dia 23 de maio, um protocolo de colaboração que visa reabrir e revitalizar a Extensão de Saúde de Vaqueiros. O documento tem por objeto regulamentar os termos da colaboração institucional a estabelecer entre as partes em matéria de investimentos a realizar pelo Município de Alcoutim no edifício entendido como adequado à instalação da Extensão de Saúde de Vaqueiros, a antiga Escola Primária, a ceder gratuitamente pela autarquia após conclusão de obras de reconversão. Todas as despesas da obra a executar no edifício, no sentido de o adequar à prestação de cuidados de saúde, serão da inteira responsabilidade do Município, o que implicará um investimento que rondará os 50 mil euros.
Após a conclusão definitiva da obra, a ARS Algarve compromete-se a reabrir a unidade de saúde com cobertura assistencial adequada às necessidades da população local. A unidade irá funcionar preferencialmente dois períodos por semana, em horários e dias a definir. “A assinatura deste protocolo viabiliza o compromisso que assumi de diligenciar no sentido de reabrir a extensão de Vaqueiros, salvaguardando assim os interesses da população da freguesia no domínio da saúde”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves.
O autarca nunca desistiu e após o encerramento desta unidade, a 12 de outubro de 2013, antes ainda da sua tomada de posse, insistiu em respostas por parte da tutela para o problema gerado em Vaqueiros. O fecho da extensão de saúde implicou que os utentes, maioritariamente idosos, passassem a deslocar-se à unidade mais próxima, que chegou a distar mais de 40 quilómetros. “Não cruzámos os braços e, ao fim de mais de três anos de luta nos gabinetes, iremos ter novamente médico em Vaqueiros”, declarou Osvaldo Gonçalves.