Os pescadores olhanenses voltam a ser homenageados pela Câmara Municipal a 31 de maio, reconhecendo a ligação histórica e económica deste concelho ao mar e prestando homenagem àqueles que fazem da pesca o seu modo de vida. As comemorações oficiais têm início às 16h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a apresentação do Programa Operacional Mar 2020, seguida da cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, às 16h30.
Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira, investigação na pesca e o Prémio Mérito na Pesca, a maior distinção do dia. O dia de homenagem aos pescadores olhanenses prossegue no Museu Municipal de Olhão, um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo. Às 17h30, serão inauguradas as exposições «Homens entre a Terra e o Mar» e «Flamingo Parade».
Às 18h, após uma degustação de pescado das lotas nacionais, haverá lugar à entrega dos prémios dos concursos da criação do cartaz de divulgação do Dia do Pescador e do concurso de fotografia «Homens de Mar», cujos trabalhos estarão patentes no Largo Sebastião Martins Mestre, frente ao edifício dos Paços do Concelho.