Cerca de 588 mil turistas procuraram os postos de turismo da
Região de Turismo do Algarve (RTA) em 2016 para obter informação sobre a oferta
turística do destino e, no final, ficaram muito agradados com o atendimento
prestado, segundo o relatório que avalia a satisfação dos utentes destas
infraestruturas. No ano em que o Algarve registou a marca recorde de 18,1
milhões de dormidas, os 21 postos de turismo assumiram um papel cada vez mais
importante no acolhimento de quem escolhe esta região para as suas férias. “O
atendimento nos postos de turismo pode motivar a permanência e o retorno do
turista, assim como a perceção que este tem do destino, ao influenciar a
eleição dos lugares a visitar”, afirma o presidente da RTA, Desidério Silva.
Julho, agosto, setembro e outubro foram os meses de maior
afluência aos postos de turismo, sendo agosto aquele em que se verificou um
maior número de atendimentos (91 mil e 376). Os postos de turismo de Faro,
Lagos e Tavira foram os que registaram uma maior procura durante o ano, com
atendimentos a rondarem os 89 mil, 61 mil e 58 mil, respetivamente. De uma
forma generalizada, os turistas preferiram visitar os postos de turismo do que
recorrer ao apoio telefónico. De acordo com um inquérito de satisfação
realizado aos utentes, estes manifestaram-se muito satisfeitos com o serviço
prestado pelos postos de turismo e destacaram a qualidade do serviço e do atendimento,
assim como a localização e acessibilidades dos equipamentos, a atenção e amabilidade
do pessoal e a qualidade do material distribuído.
De realçar que os 21 postos de turismo da RTA estão
certificados, desde 2014, com a norma de qualidade ISO:9001, resultado de um projeto
que tornou os serviços mais eficientes, tendo por objetivo o aumento da satisfação
dos visitantes que procuram estas estruturas durante as férias na região. Esta certificação
acaba de ser renovada até 2018. “Os postos de turismo têm um papel importantíssimo
no acolhimento dos turistas e na promoção da nossa oferta. Neles disponibilizamos
informação sobre circuitos temáticos, programas culturais, património,
atividades desportivas e informações úteis ao visitante, de uma forma
personalizada. Nos últimos anos temos investido na melhoria das condições dos
postos, na oferta de novos serviços (por exemplo a maioria das estruturas já disponibiliza
serviço de wifi gratuito) e na formação de recursos humanos”, explica Desidério
Silva.
Este ano, com as previsões a apontarem para uma maior procura pelo Algarve, espera-se uma maior afluência aos postos de turismo. Neste âmbito, será inaugurado um novo posto de turismo no Aeroporto de Faro, face ao aumento do número de passageiros da estrutura aeroportuária (+18,5 por cento em 2016, em comparação com 2015).