Depois de iniciar 2016 com um saldo de quase 900 mil euros, o Município de São Brás de Alportel apresenta, no final do mesmo ano, um saldo de operações orçamentais muito superior, ultrapassando o valor de um milhão e quinhentos mil euros, que transitou para o orçamento municipal do corrente ano de 2017. Os documentos da prestação de contas foram aprovados por maioria em reunião de Câmara Municipal, com a abstenção dos vereadores eleitos pelo PPD/PSD, e posteriormente também aprovados por maioria em sede de Assembleia Municipal, que teve lugar no dia 11 de abril, com os votos a favor da bancada do PS e abstenção da CDU e do PSD.
Pese embora apresente um saldo tão elevado, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel desenvolveu ao longo de 2016, um conjunto de investimentos preponderantes para o concelho, procurando responder às reais necessidades da comunidade local, mediante uma forte aposta na valorização do património histórico e cultural e promovendo o crescimento socioeconómico do município. A continuidade do programa de apoio às famílias, «Vale + Família» com o lançamento da nova medida «Vale + Natalidade» e o incremento do Fundo Social de Emergência foram algumas das prioridades.
O ano de 2016 ficou marcado também pelo arranque de um conjunto de projetos estruturantes que aguardavam a disponibilidade do novo Quadro Comunitário de Apoio. O início da reabilitação do Largo de São Sebastião e das obras de reabilitação no centro histórico e criação do Espaço Memória, bem como o avançar das obras do novo Parque das Amendoeiras, projeto vencedor do Orçamento Participativo para 2016, e a conclusão da reabilitação da Entrada Nascente, são disso exemplo. A concretização de trabalhos de pavimentação de caminhos por todo o concelho, a aposta na prevenção de fogos florestais, com maior incidência na abertura de caminhos e na limpeza florestal, a aquisição de novos equipamentos para a equipa da Proteção Civil e o reforço de apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, foram algumas das ações mais relevantes neste ano de 2016.
Muitos outros projetos e iniciativas foram valorizados ao longo de 2016. A nível da Educação, foram adquiridos equipamentos e mobiliário imprescindíveis para o bem-estar dos alunos e atribuídos prémios aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas. O respeito pelo meio ambiente foi reforçado mediante a aquisição de uma viatura elétrica para os Serviços Municipais. Na área Social, foi dada continuidade ao trabalho desempenhado pela Loja Social, que apoia perto de duas centenas de famílias carenciadas, ao Projeto Mão Amiga e à dinamização do Centro de Convívio de Parises.