As atividades da Semana do Município de Loulé prosseguiram, no dia 24 de maio, com a saúde em plano de destaque, com o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, a marcar presença na cidade para uma visita ao «Centro de Saúde das Brincadeiras» e ao terreno onde irá nascer a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé. No Parque Municipal de Loulé, a Autarquia reeditou uma iniciativa, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central do Algarve – Centro de Saúde de Loulé, que tem em vista desmistificar o receio das crianças relativamente aos serviços de saúde.
Este ano, num novo espaço (depois de em 2016 ter decorrido na Cerca do Convento), o «Centro de Saúde das Brincadeiras» contou com a visita de cerca de 1.500 crianças do ensino pré-escolar público e da rede solidária do Concelho, que tiveram a oportunidade de levar os seus bonecos a uma consulta improvisada, onde estes «doentes» foram «observados e atendidos» pelos profissionais de saúde. os alunos foram recebidos pelo Dr. Palhaço, da Operação Nariz Vermelho, que veio a Loulé dar o seu contributo para que, de forma lúdica e interativa, as crianças passem a ver as instituições de saúde, nomeadamente o medo relacionado com a bata branca, de outra forma, permitindo também dar a conhecer os vários serviços de saúde.


Saúde Escolar, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Higiene Oral, Nutrição, Consulta Médica, Consulta de Psicologia ou Cantinho da Amamentação foram alguns dos serviços do Centro de Saúde de Loulé representados neste «Centro de Saúde das Brincadeiras», um projeto que recebeu muitos elogios da parte do Secretário de Estado da Saúde. “Trata-se de um iniciativa muito interessante e bastante inovadora porque permite que as crianças tenham um conhecimento desdramatizado sobre como é que se comportam os profissionais de saúde quando as pessoas estão doentes. É, sobretudo, uma componente pedagógica muito grande para o futuro destas crianças”, afirmou este responsável.
Nesta visita a Loulé, Manuel Delgado deslocou-se ainda ao terreno cedido pelo Município e localizado junto às instalações do Centro de Saúde onde, futuramente, irá nascer a Unidade de Saúde Familiar Lauroé. Este equipamento, criado no âmbito de uma parceria entre a administração central e administração local, será uma componente fundamental para a assistência médica e clínica às populações. “Será a mais moderna da região, a «menina dos olhos do Algarve», irá localizar-se numa zona de grande centralidade em relação a todo o território algarvio, mas, sobretudo, terá uma missão: servir as populações que residem nesta área, e servi-las com a qualidade que até este momento não têm tido”, frisou o Secretário de Estado. Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, manifestou igualmente a sua satisfação pela criação de um edifício de raiz que irá albergar esta Unidade de Saúde Familiar. “Este edifício será fundamental para o trabalho desenvolvido por esta Unidade na prestação de cuidados de saúde de forma mais personalizada e humanizada aos nossos munícipes”, considerou o autarca.