De 20 a 28 de maio, a Câmara Municipal de Loulé apresenta um vasto programa cultural, desportivo, social, ambiental e recreativo integrado na Semana do Município e que terá o seu ponto alto no dia 25, com as celebrações do Dia do Município. No arranque desta Semana, o destaque vai para o concerto de apresentação do Festival MED, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Louletano. Para além do anúncio do cartaz completo da edição de 2017, este momento vai contar com um concerto da banda de world music oriunda da Ilha de Malta, os Tribali.
Na segunda-feira, 22 de maio, a preocupação pelas questões ambientais e adaptação às alterações climáticas dão o mote para as iniciativas previstas. Na parte da manhã, a Autarquia fará a entrega de bicicletas de uso partilhado à Escola Profissional de Alte (9h30), Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, em Quarteira (11h) e Escola E.B. 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil (12h). No seguimento da primeira reunião do Conselho Local de Acompanhamento (CLA) da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé (EMAAC de Loulé), decorre, pelas 17h30, a sessão de lançamento do site do Loulé Adapta, a marca corporativa criada no âmbito da mudança de paradigma na Cidade e no Concelho de Loulé tendo em vista as adaptações às alterações climáticas. Pretende-se que este site seja um depositário de informação e de recursos vários sobre alterações climáticas, que os munícipes e demais interessados possam explorar e deste modo, ficar a saber mais sobre esta problemática cada vez mais relevante.
A segunda edição do «Centro de Saúde das Brincadeiras» acontece nos dias 23 e 24 de maio, das 9h30 às 17h, no Parque Municipal de Loulé. Trata-se de uma iniciativa onde, de forma pedagógica, se pretende desmistificar o medo das crianças relativamente aos serviços de saúde. Por outro lado, o objetivo é reforçar comportamentos saudáveis e promotores de saúde junto da comunidade escolar. Nesse sentido, irão decorrer showcookings de lanches saudáveis, com o envolvimento dos cursos técnicos, profissionais e vocacionais das áreas da restauração e cozinha do Concelho. Também no dia 24, durante a tarde, realiza-se a cerimónia pública de reconhecimento dos funcionários municipais. Pelas 21h30, a fadista Carminho sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano para dar um concerto.
No dia em que se assinala o feriado municipal, 25 de maio, a partir das 9h30, na Praça da República, realiza-se a cerimónia do hastear da Bandeira, com a presença dos Bombeiros Municipais de Loulé e da Banda Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva. A partir das 10h, na Sala da Assembleia Municipal, vai ter lugar um dos momentos altos deste programa: a Cerimónia dos Agraciados pelo Município. Pelo segundo ano, será atribuído o Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Município de Loulé – Crónicas e Dispersos Literários, numa sessão que terá lugar a partir das 12h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
À tarde, as celebrações viram-se para o interior do Concelho. Em Salir, a partir das 15h, todas as tradições mais genuínas da serra algarvia serão revividas na Festa da Espiga que, em 2017, assinala o seu 50.º aniversário. O tradicional desfile etnográfico, música, artesanato e gastronomia são os principais ingredientes deste evento. No dia 26, vai ser apresentado o Plano Municipal da Juventude, em duas sessões: em Loulé, na Sala da Assembleia Municipal, às 10h30, e em Quarteira, no Auditório do Centro Autárquico, às 14h30. O Centro de Atividade Física «Andar, Correr e Pedalar» é dado a conhecer no dia 27 de maio, pelas 10h, no Parque Municipal de Loulé. É também neste dia que, a partir das 15h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem lugar a cerimónia pública de agradecimento a Aníbal Cavaco Silva e Guilherme d’Oliveira Martins pela oferta dos livros de espólios pessoais à Biblioteca Municipal de Loulé.
Ao longo de toda a Semana as atividades desportivas serão também uma constante e, no encerramento deste programa, no dia 28 de maio, das 9h às 13h, a Câmara Municipal de Loulé propõe um «Domingo com Vida», na Piscina Municipal de Quarteira. Pilates, Yoga para crianças, AquaZumba, Freedance, Hidroginástica, Hidrodeep e Hidrobike são as atividades abertas à população. De referir ainda as exposições de trabalhos realizados pelos alunos das escolas do Concelho integrados em diversos projetos pedagógicos e de cidadania, patentes ao público no Convento Espírito Santo.