Vai ser conhecida, no dia 30 de junho, a equipa de futebol Sub-12 que representará Portugal no Campeonato Mundial Danone Nations Cup 2017, a realizar-se em setembro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. A competição é a única mundialmente reconhecida pela FIFA neste escalão e volta a desafiar os mais novos a correrem pelos seus sonhos, com uma edição que, este ano, apresenta novidades ao nível da organização e apuramento das equipas.
Em 2017, o DNC associa-se à quinta edição da «Copa do Guadiana», um dos principais e mais reconhecidos campeonatos de futebol infantil que se realizam anualmente em Portugal e que vai reunir, entre 25 e 30 de junho, mais de 220 equipas, de Trás-Os-Montes ao Algarve, incluindo Madeira e Açores. São esperadas localmente cerca de seis mil pessoas, entre jogadores, equipas técnicas, familiares e espetadores.
Fair play, convivência, respeito e entusiasmo são os valores defendidos pelo Danone Nations Cup, um evento inspirado pela emoção partilhada da Taça do Mundo FIFA de 1998, que a DANONE patrocinou, e pela união que a paixão do futebol gera. A Copa do Guadiana, que resulta de um protocolo entre Portugal e Espanha com jogos distribuídos entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, inicia-se no domingo, 25 de junho, com uma cerimónia de abertura. Entre os dias 26 e 29 realizam-se as fases de apuramento das equipas e, a 30 de junho, será conhecido o vencedor de cada um dos nove escalões em competição.
O Escalão 2005, que contempla 32 equipas de futebol sub-12, terá a chancela da Danone Nations Cup Portugal, dando ao clube vencedor deste escalão a oportunidade de disputar a final mundial da Danone Nations Cup 2017 em setembro, em Nova Iorque. À semelhança do que aconteceu com «Os Belenenses», em 2016, esta será uma experiência inesquecível para as crianças que terão a oportunidade única de tornar um sonho realidade, jogando numa competição internacional.
Criado em 2000, o Danone Nations Cup é o maior torneio de futebol internacional para crianças entre os 10 e os 12 anos. Desde Inglaterra a Guatemala, da China ao México, 40 países participam todos os anos na realização dos sonhos de cerca de 2,5 milhões de crianças.