Depois do êxito alcançado nas duas primeiras edições, a Junta de Freguesia de Alvor promove, entre 10 e 18 de junho, a III Semana Gastronómica «Sabores da Ria d`Alvor», onde o peixe, moluscos e marisco frescos, e a doçaria local, voltam a predominar nas ementas selecionadas por mais de uma dezena de estabelecimentos aderentes. Arroz de marisco, massada de peixe, feijoada de lingueirão, xarém de berbigão, jardineira de choco com batata doce, torta de claras ou doce fino, são algumas das iguarias que os participantes terão a oportunidade de degustar numa seleção especial de propostas e menus, com o prato a custar 7,50 euros por pessoa e os doces 1,50 euros.
A semana gastronómica conta com um programa de animação, realizando-se durante este período uma Feira de Artesanato na zona ribeirinha de Alvor, das 17h às 00h, uma demonstração ao vivo de saberes da arte de trabalhar a palma, o vime e fazer a empreita arte da pesca, nos dias 16, 17 e 18 de junho, entre as 19h e as 22h, no Jardim do Laguinho, junto à entrada principal de Alvor; e uma exposição de artes da arte, safar e iscar o aparelho, no dia 17 de junho, entre as 18h e as 23h, na antiga lota de Alvor. Nos dias 11 e 18 de junho, terá ainda lugar, pelas 19h, na antiga lota, a já habitual recriação da venda do peixe. Até 15 de setembro, encontra-se também a decorrer, na zona ribeirinha de Alvor, uma feira do livro com propostas para todos os gostos e idades literárias.
A III Semana Gastronómica «Sabores da Ria de Alvor» é uma organização da Junta de Freguesia de Alvor, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, o patrocínio da InforArte – Webdesign e Publicidade, a parceria da ACRA – Associação Cultural e Recreativa Alvorense, da Associação dos Artesãos do Algarve, do Museu de Portimão, da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, do Grupo Coral de Portimão e do CIRM – Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, e o média partner Alvor FM.